RED BULL SKATE ARCADE

HS_RedBullSkateArcadeWorldFinal_LisboaFINAL MUNDIAL

Lisboa foi a Capital mundial do skate, com os melhores atletas de 16 países em ação numa pista que transformou por completo a Praça da Figueira. Numa competição disputada até à última manobra, o representante português na final mundial do Red Bull Skate Arcade – Jorge Simões – fez história e levou o título frente a mais de 2 mil fãs da modalidade.

O centro histórico de Lisboa foi literalmente transformado numa pista de skate ao receber pela primeira vez a final mundial do Red Bull Skate Arcade. Depois de uma fase online que envolveu milhares de praticantes, os melhores atletas de 16 países encontraram-se na Praça da Figueira para decidir o título mundial. Para isso foi montada no local uma pista especialmente pensada para esta competição, com um design que se foi modificando ao longo da tarde, correspondendo a uma crescente subida do nível de dificuldade. Mais de 2 mil fãs assistiram ao evento, que foi também transmitido em direto para 63 países pelo canal de desportos de ação Fuel TV. A jogar em casa, Jorge Simões acabou por superar a forte concorrência e subir ao lugar mais alto do pódio. Para o Campeão Nacional de Skate, o título mundial é o culminar de uma carreira iniciada há 11 anos nas ruas do Porto. Elevado na Praça da Figueira a herói do skate português, Simões sonha agora com uma evolução: “Espero que o título me ajude a ir mais longe. Quero passar de amador a profissional e isso pode implicar uma mudança para os Estados Unidos, onde o nível do skate é muito elevado.” Como prémio, Jorge Simões vai ter oportunidade de viajar até um destino icónico do skate a convite da Red Bull.

Painel de jurados

Thaynan Costa, um dos mais cotados atletas do skate português, vestiu desta vez a pele de jurado e mostrou-se no final impressionado com a qualidade das manobras: “Assistimos em Lisboa a uma grande competição de nível internacional, num cenário incrível que tem muito significado para a comunidade do skate. Espero que este evento e a vitória do Jorge Simões possam motivar mais gente a praticar o nosso desporto.” O pódio da Final Mundial do Red Bull Skate Arcade ficou completo, respetivamente, com o peruano Angelo Caro – um dos mais jovens em competição, com apenas 16 anos – e o brasileiro Humberto Peres.