COMBOIOS DE LUXO

NO LUXO DOS CARRIS

 

São as viagens históricas, as rotas emblemáticas, os cenários idílicos e um espírito de regresso ao passado que tornam os comboios num meio único para conhecer o mundo e partir à descoberta.

 

Orient-Express, Trans-Siberiano, Rovos Rail, ou Eastern & Oriente Express, entre outros, são alguns dos comboios de luxo que prometem uma forma diferente de viajar, numa experiência em que o conforto, a segurança e a nostalgia de percursos únicos se aliam num só “luxo sobre rodas”. Aventure-se em rotas celebrizadas por ilustres viajantes, livros ou mesmo filmes, nestes hotéis ambulantes que atravessam os cinco continentes numa cadência de mão de embalar, onde os cheiros das paisagens e a tranquilidade dos carris lhe dão uma sensação única de paraíso. Amplas janelas vão mostrando o mundo lá fora, onde os sonhos se vão transformando e reformando em cenários idílicos que nos transportam para o imaginário dos livros e dos filmes. No interior, respira-se requinte e a nostalgia dos clássicos comboios que, ao longo de séculos, vão servindo de inspiração a bonitas histórias de amor ou crimes de sangue. E se nas viagens pelo ar, os aeroportos são pontos de paragem obrigatórios para seguir caminho, as linhas dos carris têm sempre início em estações desse mundo de sonho dos comboios de luxo que atravessam montanhas da Europa, savanas africanas ou exóticas paisagens orientais.

 

Na magia de Agatha Christie

Primeira estação: o mais clássico e lendário comboio de charme, que serviu de cenário a filmes e livros que preenchem o imaginário é o The Venice Simplon – Oriente Express ou o famoso Expresso do Oriente. É na Europa que nasce esta lenda, que começou há 124 anos, em 1893, mais precisamente na romântica cidade de Paris, em direcção a Istambul, a fronteira entre a Europa e a Ásia. Os primeiros a inaugurarem as suas carruagens eram então membros da aristocracia europeia e uma burguesia que queria mostrar ao mundo as suas riquezas e os seus luxos. (…)