ZENITH

Manufacture_exterieur_pubUMA DATA MEMORÁVEL

Georges Favre-Jacot sempre soube que para se ser fora do comum era preciso, antes de tudo, demonstrar audácia. O seu espírito perdura desde 1865, fazendo com que a Zenith continue ainda hoje, 150 anos depois, a brilhar no firmamento da relojoaria.

A criatividade técnica e artística é desenvolvida pela Zenith há 150 anos, com uma vontade constante de inovação e com um espírito empreendedor imutável. Cerca de 80 profissionais, 2333 prémios ganhos no domínio da cronometria (o recorde absoluto), mais de 300 patentes, mais de 600 variações de movimentos e algumas lendas como o El Primero, o primeiro cronógrafo automático integrado, lançado em 1969. Os números não são tudo, contudo falam por si mesmos. Estas proezas técnicas, que formam ao mesmo tempo o orgulho e a reputação da marca, seriam inimagináveis sem as mulheres e os homens que as desempenham diariamente. Porque é nesses profissionais que se esconde o segredo do êxito da Zenith: o artesão e o seu trabalho manual, as suas ideias e a sua experiência, o seu entusiasmo e a sua herança, em conclusão, a vitória do espírito sobre a matéria. Esta é uma experiência que se transmite de geração em geração, há mais de 150 anos, e basta abrirmos a porta da fábrica para compreendermos o seu espírito. Gozando de arquitetura singular, os 18 edifícios da empresa situam-se todos no local onde o seu fundador colocou, em 1865, a primeira pedra da sua fábrica. Classificada como património mundial da UNESCO, em 2009, a primeira manufatura relojoeira da história, cuja renovação completa será concluída no próximo ano, acolhe uma mescla quase mágica de elevada tecnicidade e de experiência artesanal.

Respeito pela tradiçãoZenith-Nordique-Front-PRINT

Desde a miniaturização à cronometragem, da pesquisa de novos materiais ao trabalho das formas, do protótipo à montagem das complicações, a Zenith integra atualmente no seu processo de fabrico ofícios que outros esqueceram e ferramentas de última geração. E tudo isto sem nunca se afastar do respeito pela tradição e do empenho pela perfeição. É a união de todos estes elementos, acrescida de milhões de gestos e de um espírito intacto, que faz com que a Zenith seja hoje uma manufatura fora do comum. Desde 1865, a Zenith construiu a sua história em torno de heróis comuns e personagens extraordinárias. É uma história de liberdade, exploração, limites e recordes quebrados. Cada vez mais longe, mais alto, mais rápido, abrangendo todos os territórios e oceanos, sobre trilhos, para o espaço e em direção às estrelas. Poucas marcas tiveram o privilégio de conhecer Blériot, Gandhi, Mucha ou os Rolling Stones; de viajar através de feitos que fazem a história, de quebrar a barreira do som, de cruzar o globo do polo Norte ao polo Sul, ou então de viver a emoção das corridas em alto-mar ou ao volante de um carro clássico de coleção.

03_2040_4061_69_C496_primeroUm fundador visionário

Em 1865, Georges Favre-Jacot, um jovem empreendedor de apenas 22 anos, visionário verdadeiramente independente e futuro líder industrial, daqueles que surgem apenas uma vez por século, cria uma fábrica de relógios que se tornará uma das primeiras manufaturas relojoeiras industriais dos tempos modernos. Entusiasmando todos com o seu espírito de empreendedorismo e inovação, ele irá revolucionar a relojoaria e, pacientemente, edificar a lenda de um sonho que as pessoas podem trazer consigo: o relógio Zenith.