ROCK IN RIO

Janelle 4 (1)MAIOR EVENTO DE MÚSICA DO MUNDO

O Rock in Rio veio revolucionar, em 2004, o panorama dos eventos de música em Portugal. Este ano, o maior evento de música e entretenimento do mundo celebra três décadas de vida, repletas de momentos únicos e emblemáticos, que povoam as memórias de todos quantos não abdicam de um bom festival de música.

Em 1985, o Brasil passava por uma fase de transição após um longo período de ditadura militar, seguindo rumo à democracia. Por esta altura nasceu o Rock in Rio, na cidade que o batizou – o Rio de Janeiro –, no bairro de Jacarepaguá. Em conjunto com o sonho de fazer nascer um dos maiores festivais de música do mundo surgiu também um espaço diferente e muito especial, a Cidade do Rock. Num recinto de 250 mil metros quadrados, 1.380.000 pessoas assistiram, durante 10 dias, à primeira edição daquele que viria a ser proclamado o maior evento de música e entretenimento do mundo. A primeira edição do Rock in Rio levou até ao Rio de Janeiro verdadeiros “pesos-pesados” do panorama musical da altura. Queen, AC/DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden foram alguns dos grandes artistas que subiram ao palco nessa edição. Isto sem contar com as principais estrelas da música nacional da época, como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee e Elba Ramalho.

Génese de um projeto1985 Brasil (3)

O Rock in Rio surgiu com o objetivo de criar um evento para toda a família, que reunisse todos os estilos. “Não foi fácil realizar o primeiro Rock in Rio há 30 anos”, refere Roberto Medina, presidente do Rock in Rio. Contudo, a vida é feita de sonhos que precisam de ser realizados, e mais de um milhão assistiu à primeira edição do Rock in Rio. São inúmeros os momentos emblemáticos que marcaram a história do Rock in Rio. Episódios que ficaram gravados na memória da organização do evento, do público e dos próprios artistas. Em 1985, Freddie Mercury, vocalista dos Queen, ficou de tal forma emocionado com a reação do público durante o tema “Love of My Life” que decidiu conduzir a plateia num verdadeiro coro. Também nesse ano, a banda australiana AC/DC aceitou tocar no Brasil se fosse autorizada a utilização de um sino gigantesco, com 1,5 toneladas, durante o tema “Hell’s Bells”. A produção do Rock in Rio aceitou o desafio mas o palco não suportou o peso do sino. A banda acabou por utilizar uma réplica em gesso feita pela própria produção do evento. Ainda na primeira edição, Ozzy Osbourne levou a claque do Flamengo à loucura quando subiu ao palco com uma camisola do futebolista Zico.

Palco Mundo com Fogo Artif_cioAlargar horizontes

Em maio de 2004, Portugal via nascer a sua Cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Estava dado o primeiro passo para a internacionalização do Rock in Rio. Na chegada a Portugal, o Rock in Rio-Lisboa posicionou-se como um grande parque temático da música, com uma oferta ímpar de entretenimento dirigido a públicos de diferentes gostos e faixas etárias, com alto nível de qualidade das infraestruturas e com uma grande aposta na vertente de responsabilidade social, assumindo desde 2001 a atitude “Por um Mundo Melhor”. Na sua primeira edição em solo nacional, o Rock in Rio-Lisboa recebeu as atuações de artistas como Paul McCartney, Peter Gabriel, Ben Harper & The Innocent Criminals, Gilberto Gil, Foo Fighters, Evanescence, Metallica, Incubus, Slipknot, Britney Spears, Black Eyed Peas, Sting e Alicia Keys, entre outros, que subiram ao Palco Mundo para deleite das mais de 386 mil pessoas que marcaram presença no festival. No total, foram seis dias de festa, com 77 bandas/artistas a atuar. Passados 10 anos de Rock in Rio-Lisboa, o evento continua a fazer parte da vida dos portugueses que, com a família ou com os amigos, vivem experiências incríveis na Cidade do Rock. Em junho de 2008, foi a vez de Madrid receber o Rock in Rio.

O 30.º ano do Rock in RioRS 3

O ano de 2015 será de muitas comemorações. Este é o ano em que o evento completa 30 anos e a festa prolonga-se durante vários meses. É, também, o ano de chegada do evento aos Estados Unidos da América, o maior mercado do showbizz mundial. Em setembro realiza-se mais uma edição do Rock in Rio Brasil (a sexta), que terá lugar na Cidade do Rock do Rio de Janeiro, onde o evento nasceu. Alguns cabeças de cartaz são já conhecidos: Katy Perry, A-Ha, System Of A Down e Queens of the Stone Age, para o Palco Mundo; John Legend subirá ao Palco Sunset. Já em maio, o Rock in Rio-USA vai apoderar-se de Las Vegas Strip. Do cartaz já fazem parte nomes como Bruno Mars, Taylor Swift, No Doubt, Metallica, Linkin Park, Ed Sheeran, Maná e Rise Against no Palco Mundo. O Palco Sunset, por sua vez, receberá Deftones, Sepultura, John Legend, Coheed and Cambria e Joss Stone. A Cidade do Rock de Las Vegas vai receber mais de 100 performances ao longo de quatro dias de evento, num recinto que conta com três Rock Streets dedicadas aos sons e cultura do Brasil, Reino Unido e EUA.