PRESTÍGIO IMENSURÁVEL
Em Ílhavo, perto de Aveiro, descobre-se um espaço que guarda a memória da produção de porcelana artística da Vista Alegre, uma marca que alcançou, ao longo do século XIX, um prestígio imensurável.
Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Para a fundação e sucesso deste arriscado empreendimento industrial foi determinante o espírito de persistência do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. Figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX, proprietário agrícola, comerciante audaz, incorporou sabiamente o ideário liberal do século, tendo-se tornado “o primeiro exemplo de livre iniciativa” em Portugal. De modo a conservar e guardar a memória da produção da porcelana artística da Vista Alegre, foi fundado, em 1947, junto da Capela da Vista Alegre, o primeiro museu. Em 1964 o espaço foi ampliado e o museu mudou-se para os edifícios antigos da fábrica, local com espaço para alojar o espólio de peças de porcelana, documentos e desenhos. Estas instalações foram renovadas em 2001. Entre 2014 e 2016, o Museu Vista Alegre sofreu obras de requalificação, que incluíram a recuperação do património edificado existente e a ampliação dos espaços expositivos, destacando-se a integração de dois antigos fornos da empresa nas áreas de receção do museu.
Um novo espaço
Através de um dos mais completos espólios museológicos do género, que conta com mais de 30 mil peças, o novo museu pretende mostrar a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX. O edifício da antiga Creche da Vista Alegre foi também recuperado e reconvertido em extensão educativa do Museu Vista Alegre. Datado de 1944, este espaço acolhia e cuidava dos filhos dos trabalhadores, representando um importante apoio social para a comunidade. De futuro, terá como objetivo dinamizar uma programação cultural rica e diversificada, que promova a ligação entre a fábrica e os seus visitantes, criando oportunidades de aprendizagem, nomeadamente através da pintura cerâmica ou modelação de pasta. Tendo como missão promover a salvaguarda, investigação e interpretação do património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, inspirando e motivando os visitantes para o conhecimento da cultura cerâmica, através das coleções e valores da Vista Alegre, o Museu Vista Alegre é um espaço inspirador, aberto à partilha e à promoção do conhecimento, vocacionado para o estudo e interpretação da cultura cerâmica.