MERCEDES-BENZ

10C1274_01HERANÇA PARA O FUTURO

Em Estugarda, na Alemanha, situa-se um museu muito especial, que conta a história de uma das principais marcas de automóveis, a Mercedes-Benz. Em nove andares, num total de 16.500 metros quadrados, são apresentados 160 veículos e 1500 objetos de culto.

 Em Estugarda foi criada uma obra arquitetónica que é um exemplo notável de design. Trata-se do único museu da Mercedes-Benz, onde é possível descobrir 125 anos de história da indústria automóvel. O conceito de exposição é também singular: 160 veículos e 1500 objetos são apresentados aos visitantes em dois percursos interligados, que percorrem nove andares. O notável e futurista design, tanto do exterior como do interior do edifício, preserva, no entanto, a tradição da marca. A arquitetura espelha a história genética da Mercedes-Benz, estando o interior do edifício configurado como uma espiral que sustenta a filosofia original da marca, ou seja, a criação contínua visando manter a mobilidade pessoal, desde a invenção do automóvel à possível condução sem acidentes. Durante a visita, é possível viver a história de 125 anos do automóvel, como se de uma viagem através do tempo se tratasse. Um elevador leva-nos até ao nível superior do museu, de onde duas rampas em forma de espiral descem através de nove andares até ao ponto de partida (entrada), representando, metaforicamente, a história da marca. Ao longo do primeiro percurso, existem sete áreas designadas como “Legend Areas”, que relatam a história da Mercedes-Benz por ordem cronológica. O segundo percurso agrega a enorme exposição de veículos. Dividida por cinco áreas distintas (“Collection”), apresenta o portefólio da marca ao longo dos tempos, onde se inclui, como novidade, mais de 100 anos de veículos comerciais.

Obra-prima da arquitetura06A1972

Com uma geometria inspirada na construção de estradas, a arquitetura em folhas de trevo do novo edifício é uma obra-prima de construção, para a qual foram utilizadas mais de 110 mil toneladas de betão. Aliás, só foi possível realizar a complexa estrutura geométrica do museu devido à utilização das mais recentes tecnologias. Desde os primeiros esboços até à sua concretização, a planta do edifício baseou-se num modelo tridimensional, retificado mais de 50 vezes durante a fase de construção, e num total de 35 mil plantas de construção. Os apontamentos específicos desta construção incluem espaços abertos de 33 metros de largura, com capacidade para aguentarem o peso de 10 camiões. Nas janelas exteriores foram utilizados 1800 painéis de vidro triangulares, sendo que nenhum deles é igual. Todos os materiais combinam a elevada qualidade com um cariz simples, desde os painéis exteriores em alumínio, aos vidros e pavimento das rampas em parquet.

06C1679_05Um conceito único

A exposição proporciona um olhar sobre o futuro do automóvel. Este cenário é constituído por mais de 1500 objetos expostos, dos quais 160 são veículos. As áreas “Legend” contam-nos a história da marca Mercedes-Benz por temas, datas históricas definidas por ordem cronológica e objetos expostos em função do contexto histórico. Já as áreas “Collection” apresentam a enorme variedade de veículos Mercedes-Benz de acordo com o respetivo tema. Aqui, é possível conhecer veículos com história própria, como o famoso Millipede (o veículo comercial pesado LP 333) ou o Papamobile, utilizado pelo Papa João Paulo II. Na área “Fascínio da Tecnologia”, sofisticados expositores permitem visualizar o trabalho diário dos engenheiros e técnicos de desenvolvimento da Mercedes-Benz e, em resultado disso, o futuro do automóvel. Apresentando, ao mesmo tempo, a emocionante história da marca Mercedes-Benz e também uma antevisão do futuro, este museu é certamente um espaço que deve colocar nos seus roteiros.