IWC Schaffhausen

15_IWC_Aquatimer_Mood_Michael MuellerRELÓGIOS ESPECIAIS

Com as edições especiais de dois dos seus modelos, a IWC Schaffhausen homenageia o 50.º aniversário da Estação Científica Charles Darwin, uma instituição da Charles Darwin Foundation, nas ilhas Galápagos.

Quase não se encontra outro sábio que tenha alterado tanto a nossa visão do mundo como Charles Darwin. A expedição do cientista naturalista britânico, que descobriu, há cerca de 180 anos, nas ilhas Galápagos, a chave da sua teoria da evolução, é ilustrada profusamente na estação científica na ilha de Santa Cruz. A Estação Científica Charles Darwin foi construída em 1964 e é hoje, indubitavelmente, o centro científico das Galápagos. Aqui trabalham mais de 100 cientistas, estudantes, professores e voluntários, que pesquisam a flora e a fauna autóctones para preservarem este arquipélago e património mundial da sua destruição. A estação forma guias para o Parque Natural, organiza seminários para professores e estudantes, publica resultados das pesquisas e angaria donativos. Com uma combinação de aulas, arte e divertimento, é apresentado às crianças e aos jovens o tema da preservação do meio ambiente. Como fabricante de relógios para mergulhadores, a IWC sente-se particularmente comprometida com a preservação do mundo único das Galápagos, sobre e debaixo de água. Não há dúvidas de que o trabalho da Estação Científica Charles Darwin é indispensável para a preservação da biodiversidade das ilhas Galápagos e no seu 50.º aniversário, a IWC apresentou a edição especial Aquatimer Cronógrafo Edição “50 Years Science for Galapagos”, limitada a 500 exemplares, e o Aquatimer Cronógrafo Edição “Galapagos Islands”, de construção idêntica, que simboliza o empenho que a fábrica de relógios de Schaffhausen tem demonstrado, desde 2009, a favor do arquipélago ameaçado. Pela primeira vez, esta edição especial está equipada com o calibre manufaturado 89365, recebendo, assim, uma clara revalorização. Uma parte da receita das vendas é destinada ao trabalho científico da organização sem fins lucrativos.

17_IWC_Aquatimer_IW379502_lifestylePreto como a lava das ilhas vulcânicas

O atrativo revestimento preto baço de cauchu que envolve a caixa de aço inoxidável é uma característica especial de ambas as edições Galápagos. Este revestimento é aplicado num complexo processo de vulcanização, em que cada uma das caixas é ligada, num molde especial, com o cauchu sob pressão e calor. O material elegantemente quente, mas resistente e maleável, torna a utilização e operação de ambos os cronógrafos especialmente agradável. Enquanto que o Aquatimer Cronógrafo Edição “Galapagos Islands” surge no habitual contraste preto-branco – preto como a lava das ilhas vulcânicas, branco como as nuvens que tão frequentemente as envolvem –, os ponteiros e os índices do relógio comemorativo Aquatimer Cronógrafo Edição “50 Years Science for Galapagos” surgem num atraente azul luminoso. Os conhecedores da fauna das Galápagos, ao olharem para estas cores, irão, talvez, lembrar-se dos exóticos atobás de pata azul, uma amável ave que outrora fazia sorrir os antigos marinheiros por causa da sua mansidão e do seu andar gingão. Os ponteiros e os índices de ambos os relógios estão cobertos por várias camadas de Super-LumiNova® e, na escuridão, brilham a duas cores no mostrador. Desta maneira, o mergulhador pode aperceber-se rapidamente de qual a indicação que mais precisa: se a das horas, se a do tempo de mergulho. O novo anel rotativo exterior e interior facilita o manejo com luvas de mergulhador ou com dedos frios. O movimento rotativo da luneta é transmitido por meio de um refinado sistema de acoplamento ao anel rotativo interior, no interior da caixa. O sistema SafeDive IWC impede uma redução inadvertida do tempo de mergulho medido. O movimento manufaturado IWC, calibre 89365, possibilita a representação dos minutos contados no contador superior; os tempos até a um minuto são medidos pelo ponteiro de paragem que se encontra no centro. O ponteiro dos segundos no contador inferior serve para controlar o funcionamento e pode ser parado para processos de sincronização. Graças à função de flyback integrada, acionando o botão de reposição, o ponteiro de paragem salta novamente para o zero, começando logo uma nova medição do tempo – ideal para medir os tempos das paragens para descompressão. Como todos os relógios da geração Aquatimer 2014, ambas as edições Galápagos estão equipadas com o novo e prático sistema de troca rápida de bracelete da IWC.

19_IWC_Aquatimer_IW379502_backCelebração importante

Ao longo de 50 anos de existência, conseguiu-se muito para pesquisar e preservar um dos últimos paraísos naturais da Terra. Mediante programas científicos, foi possível salvar da extinção algumas espécies das lendárias tartarugas gigantes das Galápagos. Um programa de quarentena dificulta a penetração de novas espécies invasivas – uma tarefa gigantesca se tivermos em conta os mais de 180 mil turistas que anualmente visitam as ilhas, os navios de cruzeiro que aí aportam e o intenso tráfego aéreo. Não só para as ilhas, mas também para o mar à sua volta, foi possível alcançar sucessos importantes. Assim, em 1998, foi criada uma reserva marítima à volta das ilhas que, no ano de 2001, foi alargada, tornando-se a maior zona marina protegida do mundo e inserida na lista dos Patrimónios Mundiais. As ilhas Galápagos fazem parte, desde 1978, do Património Mundial Natural. Muitos animais das Galápagos, tais como as iguanas marinhas, as aves marinhas e os leões-marinhos, que tanto utilizam o mar como a terra, beneficiam dessas medidas de proteção. Hoje, as autoridades lutam consequentemente contra o mal-afamado finning, no qual são caçados tubarões e cortadas as suas barbatanas. Mas ainda há muito a fazer. Atualmente, a estação de pesquisa luta, especialmente, para impedir a extinção dos tentilhões dos mangues, uma subespécie dos tentilhões de Darwin, dos quais já só existem cerca de 70 exemplares. Tão grande como o orgulho de ainda não se ter perdido nenhuma espécie de aves nas ilhas Galápagos é a ambição de que isso se mantenha. Com as edições especiais Aquatimer Cronógrafo Edição “50 Years Science for Galapagos” e Aquatimer Cronógrafo Edição “Galapagos Islands”, a IWC dá o seu contributo para que a Estação Científica Charles Darwin continue, também no futuro, o seu importante trabalho de campo e de esclarecimento, uma vez que parte da receita das vendas reverte a favor da Charles Darwin Foundation e, por conseguinte, também a favor do fascinante mundo do arquipélago das Galápagos.