GARRETT MCNAMARA

NAZARÉ NO MUNDO

DE VILA DE PESCADORES A MITO DO SURF

 

Com ondas poderosas, grandes, perfeitas e quase inacreditáveis, a Nazaré é um lugar único em Portugal. Garrett McNamara, um extreme waterman de renome internacional, descobriu as ondas da praia do Norte e está empenhado em dar-lhes visibilidade no mundo inteiro.

 

Garrett McNamara foi convidado, em 2010, pela Câmara Municipal da Nazaré e pela empresa municipal Nazaré Qualifica para conhecer e explorar as magníficas ondas da praia do Norte, na Nazaré. Foi assim que surgiu o ZON North Canyon Show by Garrett McNamara, um projeto que inclui a prática de surf, tow-in e stand up paddle, com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática de desportos de ondas grandes e bem mais acessível em termos de preço. O projeto inclui ainda as filmagens de três documentários que vão registar a atividade desportiva de Garrett McNamara e o quotidiano daquela vila. Único em Portugal, o mar nazareno tem a singularidade de estar sob influência do Canhão da Nazaré, um acidente submarino geomorfológico raro – o maior da Europa e um dos maiores do mundo –, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 km de comprimento e 5 km de profundidade. A ondulação do oceano Atlântico é canalizada para a praia do Norte, criando ondas de um tamanho fora do normal e proporcionando condições únicas para a prática de diversas modalidades. O ano de 2010 foi também o ponto de partida para diversos compromissos e colaborações estreitas com a autarquia nazarena. São parcerias que pretendem promover internacionalmente a Nazaré como local de referência nos desportos de ondas. Entre os diversos projetos estava a realização de um mega evento em 2012, que se encontra já a decorrer.

 

Red Bull Mito 2012

Verdadeiro desafio para os homens livres, que gostam do mar em todo o seu esplendor, em toda a sua potência máxima, o Red Bull Mito 2012 conta com surfistas de todo o mundo: o brasileiro Carlos Burle, que fez história em 2001 ao surfar uma onda de 22 metros em Mavericks, na Califórnia; o chileno Ramón Navarro, o primeiro a descobrir e surfar a lendária onda de “La Bestia”, na costa do seu país; os australianos Ross Clarke-Jones; Tom Carroll, veterano que fez história no surf durante a década de 1980 com dois títulos mundiais do WCT; e ainda o basco Axi Muniain, o europeu com mais nomeações de sempre nos prémios de surf de ondas grandes Billabong XXL. Destaque ainda para a participação de Al Mennie e Andrew Cotton, considerados uma grande referência nesta vertente do surf. As cores nacionais vão ser defendidas pela dupla Ruben Gonzalez e José Gregório. Este mega evento pretende ser uma experiência inesquecível para atletas e fãs de surf e vai colocar Portugal e a Nazaré no mapa das grandes competições internacionais de surf de ondas gigantes.

Para a competição são necessárias ondas com pelo menos 10 metros e as duplas com um dos elementos a surfar e o outro a conduzir um jet ski (towin). A segurança no mar está a cargo de Garrett McNamara, que assume o papel de Head of Water Security.

 

Garrett McNamara, um explorador do mar

Percorre a terra como um homem comum, mas o que ele faz no oceano é tudo menos normal. Numa altura em que o surf de ondas grandes atingiu novos picos de popularidade, vários surfistas ganharam projeção, mas a verdade é que nenhum deles consegue ultrapassar a combinação de talento, coragem e sede do desconhecido que tão bem carateriza McNamara. Nos últimos 10 anos, a sua missão tem sido apanhar as maiores, melhores ondas do planeta e nisso McNamara tem sido imensamente bem sucedido. Olhando para trás, surgem vários episódios marcantes: sobreviver a um tubo monstruoso em Jaws no inverno de 2003; ser uma das duas únicas pessoas a surfar ondas tsunami criadas pelo degelo dos glaciares do Alaska, no verão de 2007; ter sido o surfista que esteve mais “deep” nos tubos de Teahupoo, sobrevivendo aos terríveis wipe outs derivados da sua performance. A lista continua, desde fazer stand up paddle em Maverick, até ganhar quase todas as competições de towin e prémios de grandes ondas. Do seu currículo faz ainda parte o facto de ter surfado a maior onda de sempre no âmbito da expedição ZON North Canyon Show 2011, na Nazaré, e de ter sido o vencedor do prémio de maior onda dos Billabong XXL Global Big Wave Awards e recordista do Guiness Book.O percurso de Garrett McNamara começou, porém, bem longe do mar, em Pittsfield, Massachusetts.

 

Mercedes-Benz apoia Garrett McNamara

Revelando uma vez mais o seu espírito aventureiro, a Mercedes-Benz associou-se ao Red Bull Mito, que é já considerado um dos maiores eventos do ano e que muito contribui para o reconhecimento da região da Nazaré e para a promoção de Portugal a nível mundial como uma das referências de ondas gigantes. Com uma presença constante em modalidades como o ténis, o golfe e o futebol, surge agora o surf como uma nova plataforma de comunicação para a marca. A aposta nesta modalidade reflete também o posicionamento da Mercedes-Benz relativamente à sua nova gama de produtos, nomeadamente o novo Classe A, que se destina a um público mais jovem e irreverente, e que vê nesta modalidade e nos desportos radicais uma forma de estar em contacto com a natureza, gozando de liberdade e cultivando uma cultura saudável e fashion.A associação a este evento possibilitou que a Mercedes-Benz disponibilizasse a viatura oficial para o transporte de todos os atletas, jornalistas, equipamentos, bem como equipas técnicas do evento. Os modelos com a tecnologia 4MATIC são utilizados para o transporte das motas de água e pranchas de surf, dado as suas características de tração às quatro rodas e grande versatilidade de espaço.