FUNDAÇÃO TRETYAKOV DE VISITA À MADEIRA
O Fundo Tretyakov, detentor da fundação e galeria estatal com o mesmo nome, nas proximidades do Kremlin, em Moscovo, é um dos principais fundos de compra de arte a nível mundial. Por sua vez, o Museu Tretyakov, que tem como missão a preservação e divulgação da arte russa, apresenta no seu espólio mais de 130 mil obras de arte, que vão do séc. XI até à atualidade.
Não admira que a aquisição, pelo Fundo Tretyakov, de uma obra do importante pintor neoclássico russo Karl Briullov, que residiu na Madeira durante alguns anos em meados do século XIX, tenha criado uma ponte entre aquela instituição e a Madeira. Por ocasião da visita à ilha, em outubro último, do presidente do Fundo Tretyakov, Viktor Bekhtiev, e da sua mulher, Elena Bekhtiev, curadora do Museu Tretyakov e reconhecida investigadora de arte russa, foi inaugurada a sala Karl Briullov na Madeira Multilingual School, com reproduções de obras deste importante pintor russo. Foi esta a singela forma encontrada para perpetuar, junto das novas gerações, a presença de Karl Briullov numa ilha que se habituou a receber insignes visitantes de todo o mundo. Já em 2013 um busto deste pintor russo tinha sido inaugurado no Jardim Municipal do Funchal.
Foi durante a visita à Madeira Multilingual School, e no decorrer da inauguração da sala Karl Briullov, que o casal Bekhtiev teve o primeiro contacto com a obra de Teresa Gonçalves Lobo, autora da escultura i com espiral, símbolo do projeto educativo “Multilingual Schools”, e madrinha da Multilingual Schools Foundation. Este projeto educativo nascido na Madeira possui já escolas, em pleno funcionamento, em Cabo Verde e Guiné Equatorial, e brevemente também em Angola, Moçambique e Brasil. Foi aliás por ocasião da inauguração das escolas na Guiné Equatorial que o presidente da Multilingual Schools Foundation, Dr. Sílvio Santos, ofereceu simbolicamente à primeira-dama do novo país da CPLP uma das três cópias da escultura i com espiral de Teresa Gonçalves Lobo. Nesta visita à Madeira, o casal Bekhtiev foi convidado pela artista plástica portuguesa, nascida na Madeira, a visitar a sua exposição na Galeria do Centro de Artes Casa das Mudas, Teresa Gonçalves Lobo – Desenho, uma exposição composta por 40 desenhos a tinta da China, carvão ou pastel, realizados entre 2006 e 2012. Elena e Viktor Bekhtiev mostraram-se surpreendidos pela qualidade das obras de Teresa Gonçalves Lobo, reconhecidas pelo traço limpo, forte e simultaneamente delicado, e por conseguir transmitir muito com uma grande economia de cores e meios plásticos. Como verdadeiros amantes da Arte Clássica, confessaram identificar-se pouco com a Arte Contemporânea, mas foi com alguma emoção que afirmaram ter aprendido a olhar esta arte de outra forma. Ficou desde logo o convite a Teresa Gonçalves Lobo para expor em Moscovo, com a chancela da Fundação Tretyakov