A neve, a montanha e os desportos de inverno fazem as maravilhas dos mais aventureiros, que não dispensam uns dias cheios de adrenalina nas pistas. Se este é um programa que o seduz, indicamos-lhe algumas estâncias para que aproveite em pleno a estação mais fria.
O inverno é, sem dúvida, a estação de eleição para umas férias na neve. Entre os portugueses, são também cada vez mais os que não prescindem de aproveitar esta época para passar uns dias de plena diversão a escorregar pelas encostas das montanhas. Em Andorra, Grandvalira e Vallnord são as estâncias que recolhem a maior preferência dos amantes da neve. O mesmo acontece com Serra Nevada, em Espanha. No espaço europeu, as posições do pódio são ocupadas pelos Alpes suíços, franceses e italianos. Lake Louise, no Canadá, ou Aspen, nos Estados Unidos, são outros dos destinos de referência.
ANDORRA
GRANDVALIRA
Grandvalira é atualmente o maior domínio esquiável dos Pirenéus, pois junta Pas de La Casa, Grau Roig, Soldeu, El Tarter e Canillo, num total de 193 km de pistas para a prática de esqui e snowboard. Esta é uma das zonas mais atrativas tanto para os menos como para os mais experientes. As possibilidades de alojamento variam entre a capital, Andorra La Vella, a calma e o requinte associado às pistas de eleição de Soldeu, El Tarter e Canillo, ou a animação e ambiente comercial de Pas de La Casa.
Vallnord situa-se nos bonitos vales de La Massana e de Ordina, apenas a 9 km de Andorra La Vella. Pal e Arinsal oferecem 63 km de pistas no meio de uma zona arborizada, aos quais se junta agora Ordino Arcalis com mais 26 km de pistas. A junção dos dois centros possibilita uma grande variedade de oferta de esqui. A qualidade dos serviços, a organização das pistas, o alojamento e a restauração são alguns dos motivos para que estas estâncias sejam consideradas um local de eleição para muitos esquiadores.
ESPANHA
Serra Nevada
Serra Nevada é o local “número um” para a prática de desportos de inverno. Embora se localize a apenas duas horas da quente Costa del Sol, é uma das melhores estâncias de esqui de Espanha e o lugar ideal para os amantes da modalidade. Encontra-se preparada com pistas para todos os níveis de praticantes, desde os iniciantes até aos peritos e mais radicais. A serra é composta por 14 picos com mais de 3000 metros, sendo os mais altos da Península Ibérica.
La Molina
A estância de La Molina conta com diversas atividades desportivas: raquetes de neve, trenós puxados por cães, tiro com arco, etc. Esta localidade aproveita a sua experiência de quase um século para oferecer instalações e serviços cada vez mais inovadores. Apostando na qualidade e no meio ambiente, obteve o “Q” de qualidade turística espanhola, e desde então foram plantadas mais de 2500 árvores autóctones.
Chamonix
Chamonix é uma vila situada na sombra do monte Branco, muito famosa pelas condições naturais para a prática de esqui – é a terceira mais visitada em todo o mundo. A estância apresenta uma grande variedade de alojamentos, lojas, restaurantes e bares. Considerada como a meca entre os aprecia dores da montanha, Chamonix oferece pistas para todos os níveis, distribuídas por cinco áreas interligadas através de um sistema de teleféricos. O fora de pista é considerado como um dos melhores do mundo.
Courchevel
Courchevel é uma típica estância de montanha rodeada de beleza natural, conhecida como a mais sofisticada e cara dos Trois Vallées. Este é um dos locais preferidos do jet set internacional. No que à neve diz respeito, trata-se da maior e mais variada área esquiável de todo o domínio Trois Vallées, com pistas bem tratadas e diversificadas para qualquer nível. Os mais experientes preparem-se, pois o off piste encontra-se classificado entre os melhores dos Alpes franceses.
Megève
Megève nasceu como alternativa a St. Moritz, mantendo até hoje um fulgor que a coloca entre as estâncias de maior renome internacional. A área esquiável é magnífica. Ao dispor encontram-se cerca de 445 km de pistas bem cuidadas, largas, sempre na proximidade das árvores, garantia de emoções para todos os níveis de praticantes.
SUÍÇA
St. Moritz é uma das estâncias mais caras e luxuosas do mundo, uma das favoritas entre a alta sociedade europeia. Além das pistas bem tratadas, acessíveis para todos os níveis, apresenta um après ski difícil de igualar, com polo, golfe ou mesmo cricket na neve. O cenário de montanha é admirável, obrigando os esquiadores a constantes paragens apenas para apreciar a paisagem.
Zermatt
Zermatt é uma clássica vila alpina rodeada das mais belas montanhas suíças. Os chalés pitorescos, restaurantes gourmet e excelentes áreas de neve colocam-na como uma das mais famosas e melhores estâncias em todo o mundo. Embora o terreno seja extremamente diversificado, a maior parte das pistas encontra-se vocacionada para os mais experientes.
ITÁLIA
Cortina d’Ampezzo
Há quem descreva Cortina d’Ampezzo como a vila mais charmosa dos Alpes italianos, rodeada das mais belas paisagens de montanha. É a estância predileta dos famosos e abastados de Roma e Milão, mais preocupados em regressar a Cortina pelo ar puro, pelas vistas, pelas compras e por subir a montanha para um grande almoço, do que propriamente para deslizar vertente abaixo. Os aficionados podem contar com quatro áreas de esqui diferentes e 1200 km de pistas praticamente vazias.
Piemonte
Piemonte, perto de Turim e da fronteira com a França, oferece muita ação com mais de 600 km de pistas e atividades como heliskiing, canyoning ou asa-delta. Bardonecchia, Sestriére ou Limone Piemonte são estâncias igualmente conhecidas. Os snowboarders deliciam-se com as pistas olímpicas existentes, isto porque todas as provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, tiveram aqui lugar.
EUA
Aspen
Aspen é um dos melhores destinos de inverno do mundo. Recebe cinco estrelas na qualidade das pistas e na sua diversidade, qualidade da neve, no charme das lojas, restaurantes e hotéis e finalmente no après ski. Com tantas qualidades, não é de espantar que Aspen exerça um forte magnetismo sobre muitas vedetas de Hollywood. O seu potencial é ainda provado pelas grandes e variadas competições internacionais de renome que aqui se realizam, e por ser a casa oficial dos X-Games de inverno.
Lake Louise
É impossível chegar à pequena vila de Lake Louise e não ficar verdadeiramente maravilhado com o cenário de montanha, cuja tranquilidade envolve a vila, e certamente as férias em família. O domínio esquiável é vasto, bonito como as vistas, com desafios para qualquer nível de praticante. Conta ainda com 80 km de cross-country no interior do Parque Natural.