COPACABANA PALACE

90 ANOS DE HISTÓRIA   

 

Já com 90 anos de história, o hotel Copacabana Palace é, sem dúvida, um dos ícones do Rio de Janeiro. Localizado mesmo em frente à praia que lhe deu o nome, foi escolhido por milhares de celebridades, entre astros da música, do cinema e até reis e rainhas, para ali se hospedarem. São décadas de histórias que tornaram o hotel um símbolo da cidade carioca.

 

O Copacabana Palace foi construído por um empresário de uma família muito tradicional, para receber autoridades e homens de negócios. Passou por uma crise, na década de 1980, e atualmente pertence a um grupo estrangeiro, a Orient-Express. Há nove décadas, a praia de Copacabana não tinha prédios, biquínis, ou fama, mas quando teve início a construção daquele que viria a ser um dos hotéis mais conhecidos e afamados do Brasil, teve também início uma história que ajudou a promover a imagem quer do Rio de Janeiro quer do Brasil no exterior. A forma como esta unidade recebe cada um dos seus hóspedes é única, e prova disso é o sorriso, logo na entrada, de Jorge Freitas, que é o mesmo há 42 anos. Ele era um jovem de 21 anos quando assumiu funções e na sua memória guarda muitos encontros, muitas histórias e muitas vidas. O hotel Copacabana Palace, escolhido por famosos como Madonna, Keith Richards, os Stones, Tom Cruise, Nelson Mandela, princesa Diana, Janis Joplin, Walt Dis ney, Orson Welles, Santos Dumont, Ava Gardner, Clark Gable, Fred Astaire, Katharine Hepburn, Jude Law, Anne Hathaway, Vin Diesel, Paul Walker, Miley Cyrus, John Travolta e muitos outros para se hospedarem no Rio de Janeiro, preparou, para a celebração dos seus 90 anos, uma festa inspirada no ambiente de um cabaré, relembrando assim o clima vivido na época da sua inauguração.

 

Memória em exposição

No âmbito das comemorações, foi montado um pequeno museu onde está exposta a roleta do casino que funcionou no hotel até 1946. Foi também criado um cantinho com objetos que pertenceram a Carmen Miranda. Nos anos 50, ela permaneceu nesta unidade durante quatro meses e terá dito às irmãs que foi um dos períodos mais felizes da sua vida. Para esta data marcante, o icónico hotel carioca desafiou Francisco Ventura – dono da Ótica Ventura – para criar uma linha de óculos de sol. As peças, com um certo ar retro, surgem com a estampa do famoso calçadão de Copacabana. Segundo a diretora-geral, Andréa Natal, o hotel quer aproximar-se dos cariocas: “O Copa é importante para os moradores da cidade, as pessoas sentem-se donas do Copa. Nós temos o prazer em dividir isso com todo mundo.”