AC/DC

IMG_4534NOITE  MEMORÁVEL

Com um concerto inesquecível, os AC/DC, com Axel Rose como vocalista, estiveram em Portugal e arrasaram. Nem a chuva nem o vento foram suficientemente fortes para demover os muitos fãs que não quiseram deixar de marcar presença nesta noite memorável.

Depois da doença mental de Malcom Young, o líder e mentor musical dos AC/DC, e dos problemas com a justiça do baterista Phill Rudd, a notícia da saída forçada de Brian Johnson, o já mítico vocalista da banda, por risco de surdez fez temer o fim, ainda antes de acontecer, da digressão que arrancaria em Portugal. Mas os australianos não quiseram defraudar as expetativas dos muitos fãs portugueses e escolheram Axl Rose como companheiro de estrada. Esta escolha rapidamente dividiu opiniões e temeu-se uma corrida às devoluções de bilhetes, o que acabou por não se verificar. Os imprevistos continuaram e, no próprio dia do concerto, as nuvens negras carregadas de chuva preencheram o céu. Quando parecia que o dilúvio não ia ter fim, eis que a chuva deu tréguas. “Back in Black”, “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Thunderstruck”, “Hells Bells”, “Let There Be Rock”, “Highway to Hell”, “High Voltage”, “Sim City”, todos os grandes hits foram cantados com uma saúde vocal que já não se via em Axl Rose há muito tempo. E nem a sua incapacidade para se mover o afetou. O público respondeu da melhor forma, pois ainda o concerto não ia a meio, já se ouvia gritar em coro o nome do vocalista dos Guns N’Roses. No final, foram algumas as vozes que admitiram o inesperado: talvez até gostassem mais da voz de Axl Rose a cantar as músicas desta banda que já vai a caminho da metade de século e que influenciou vários géneros, do thrash metal ao rock. Angus Young, o único elemento fundador ainda no grupo, teve também uma prestação irrepreensível. Já na casa dos 70, o homem do uniforme não para em palco, colocando “a um canto” muitos guitarristas com metade da sua idade.

AC/DC em PortugalIMG_4457

Este que foi o terceiro concerto dos AC/DC em Portugal acabou por ser uma verdadeira estreia mundial, pela participação de Axl Rose como vocalista. Nesta digressão – suportada no álbum Rock or Bust, editado em 2014 – o grupo fará, depois de Portugal, mais 11 concertos até 12 de junho, em diferentes cidades europeias. Os concertos anteriores dos AC/DC em Portugal aconteceram em 1996, no Estádio do Restelo, e em 2009, no estádio Alvalade XXI, ambos em Lisboa.