A Vodafone disponibiliza, desde 2009, serviços fixos integrados de Televisão, Voz e Internet. A experiência já adquirida e o investimento contínuo na qualidade do serviço levaram a que o último ano ficasse marcado pela aposta de crescimento da Vodafone na disponibilização destes serviços suportados através da sua rede própria de fibra ótica e pelo reconhecimento, por parte da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), do serviço Vodafone TV como o melhor serviço de Televisão e de Internet Fixa no mercado nacional, em todos os vetores analisados (preço, suporte e características do serviço, entre outros).
Em resultado da elevada qualidade do serviço e do sucesso da estratégia prosseguida, a Vodafone reforçou a sua posição no mercado das telecomunicações fixas, apresentando um crescimento consistente das receitas e um aumento do número total de clientes dos serviços de Televisão, Internet e Telefone Fixo. O número de adesões tem sido considerável e os níveis de satisfação dos clientes são os mais elevados do setor. De acordo com os dados divulgados pelo órgão regulador Anacom, a Vodafone é o único operador alternativo (ao duopólio PT/Zon) que tem vindo a aumentar a quota no mercado de televisão em Portugal.As ofertas triple play do serviço Vodafone TV foram as principais responsáveis pela boa performance dos serviços de telecomunicações fixas no segmento particular e também pelo crescimento da quota da Vodafone Portugal no mercado total. A Vodafone pretende ser um operador de referência de comunicações fixas e de televisão nas zonas onde está presente, contando já com perto de 500 mil casas cobertas com rede de fibra ótica na Grande Lisboa e no Grande Porto. Note-se que, para conseguir aumentar a quota no mercado total, a Vodafone registou um aumento muito significativo da sua quota nas zonas onde possui cobertura.Um dos fatores que contribui para o sucesso, a par da elevada qualidade do serviço de televisão da Vodafone, é o facto de este estar disponível ao melhor preço do mercado, além de oferecer a melhor experiência de convergência nos vários ecrãs (TV, PC, tablet e telemóvel). Apresenta ainda um leque muito forte de canais incluído no pacote base e de aplicações de TV (algumas únicas no mercado), para além de um suporte técnico ao cliente de elevada qualidade.
Ao longo do último ano a Vodafone apostou na consolidação do serviço como um dos melhores serviços de televisão do mercado, enriquecendo o portfolio de conteúdos de televisão e vídeo e reforçando a oferta de funcionalidades interativas e serviços multiplataformaconvergentes. Registou-se uma boa adesão aos pacotes disponibilizados, em especial ao Pack Filmes e Séries e ao Pack Filmes e Séries Infantis – subscrições mensais de Videoclube que permitem o acesso ilimitado a centenas de séries e filmes. Do mesmo modo, o número de alugueres tem vindo a crescer de forma significativa, tal como o número de novos clientes do serviço de televisão da Vodafone. Os consumos de Videoclube em agosto de 2012, por exemplo, foram 40% superiores ao mesmo mês de 2011. Os filmes mais procurados são as Novidades – filmes que passaram recentemente no cinema – os chamados blockbusters. Os filmes infantis também estão entre os mais alugados no Videoclube da Vodafone.Destaca-se ainda a introdução, no serviço de TV, de diversas novidades para melhorar a experiência de utilização do cliente, nomeadamente: a funcionalidade de partilhar com terceiros o que está a ver; o alargamento do catálogo de filmes disponíveis no Videoclube para mais de 6 mil filmes e do período de aluguer para 48 horas; o reforço da grelha para mais de 150 canais de televisão, incluindo cerca de 31 em alta definição, e também a funcionalidade “Restart TV”, grátis para todos os clientes, que permite ver do início os programas, mesmo sem estarem gravados.No futuro, a Vodafone pretende apostar na simbiose entre o serviço de televisão e a Internet (Internet TV). A procura de informação e entretenimento é cada vez mais elevada e globalizada, com os consumidores a pretender o acesso em qualquer altura e em qualquer lugar, de forma imediata, com um simples clique no PC, na televisão ou em qualquer outro equipamento. Por tudo isto, cada vez mais o normal serviço de televisão é encarado como “multiplataforma” e “multidevice”. Esta é uma das apostas da Vodafone para o futuro, com o alargamento do conjunto de aplicações disponíveis através de parcerias nacionais e internacionais e ainda do lançamento de uma série de aplicações convergentes, disponibilizando, no entanto, uma experiência de utilização comum, simples, intuitiva e adaptada a todos os equipamentos e plataformas, desde a televisão de casa ao computador, aos tablets e aos smartphones.