ARQUITETURA FUTURISTA
Galardoado algumas vezes, num claro reconhecimento do trabalho do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Passageiros do Porto de Leixões foi considerado, em 2015, um dos melhores portos do ano pelos Seatrade Awards.
Inaugurado há menos de um ano, o Terminal de Passageiros do Porto de Leixões situa-se a 700 metros da costa e o edifício, que foi desenhado por Luís Pedro Silva para receber os passageiros de cruzeiros que chegam a Leixões, impressiona pela sua dimensão. Com azulejos que desafiam a perspetiva e um anfiteatro na cobertura, o novo terminal vai poder ser visitado por todos e encontra-se à disposição para receber os passageiros. A melhor forma de começar a ver o novo Terminal de Passageiros do Porto de Leixões é com as mãos, ou não estivéssemos nós a falar de perto de um milhão de peças de cerâmica, entre revestimento interior e exterior, com espessuras e disposições variáveis que compõem todo o edifício. Há dez anos que o arquiteto Luís Pedro Silva se dedica a este projeto, uma obra visível a partir das marginais do Porto e de Matosinhos, e embora o cais, com 340 metros de comprimento, esteja já em funcionamento desde 2011, o terminal viu a sua inauguração oficial ser adiada. Num espaço cujas funções se assemelham às de um terminal de aeroporto, com segurança restrita – uma manga de acesso móvel e outra fixa, controlo de bagagens e alfândega, sala de espera, zonas comerciais –, tudo foi pensado de modo a estar enquadrado na envolvente do Porto de Leixões: céu, mar e barcos que chegam ou partem. A luz natural está presente em quase todos os espaços, graças ao poço de 16 metros de diâmetro, e as sombras dominam. As linhas curvas, consequência do molhe curvo, foram uma espécie de ponto de partida para o desenho do edifício e aligeiram a dimensão do mesmo. São perto de 19 mil metros quadrados, contando com a área exterior, e 18 mil metros cúbicos de betão. Na cobertura do edifício, nascido da necessidade de rematar o mesmo, esconde-se um anfiteatro com capacidade até 1800 pessoas.
Distinção merecida
Graças à sua espetacularidade, o edifício foi já diversas vezes galardoado. Em 2015, foi distinguido pelos Seatrade Awards como um dos melhores portos do ano e, algum tempo depois, viu-se agraciado com um novo prémio internacional de arquitetura, atribuído pela AZAwards, uma prestigiada competição canadiana que elege, anualmente, os melhores projetos no universo da arquitetura e design contemporâneo. Selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países, este edifício integrou a short list do júri para a categoria de Arquitetura – Edifícios Comerciais ou Institucionais de mil metros quadrados. De referir que o Terminal de Passageiros do Porto de Leixões foi o favorito do público numa votação que decorreu online.