O Hipódromo Municipal Manuel Possolo em Cascais foi palco, pelo 13.º ano consecutivo, do evento hípico de saltos de obstáculos do mais elevado nível que se realiza em Portugal. Falamos do CSI 5*, uma das etapas do conceituado circuito mundial Longines Global Champions Tour.A Volvo esteve presente nesta competição como patrocinador.
Por volta do final do século XIX, Cascais, por infuência da realeza, nomeadamente através do rei D. Luís, que fez da Cidadela de Cascais a sua residência de verão, sofreu alterações profundas, quer nas infraestruturas locais (intervenções urbanas ao nível da construção de palácios e chalés e da rede viária) quer nos hábitos e vivências dos seus habitantes, pela permanência de tão ilustres veraneantes, começando, a partir dessa altura, a ser conhecida pela Riviera Portuguesa. O Forte da Cidadela foi transformado em residência real, construiu-se um casino, uma estância termal, luxuosos hotéis e inaugurou-se o Sud-Express, um famoso serviço ferroviário ligando Paris ao Estoril. Mais tarde, no início dos anos 30 do século passado, Estoril e Cascais começaram a ser conhecidos pela “Costa do Sol”, o que originou a criação da zona turística com sede em Santo António do Estoril. Entre as duas guerras mundiais, particularmente durante a II Guerra Mundial, o Estoril tornou-se um destino de eleição para a aristocracia europeia fugida aos horrores e perseguições da guerra, destacando-se, entre muita gente ilustre, seis famílias reais europeias. Estas personalidades, conhecidas e reconhecidas, deixaram por aqui marcas da sua passagem. Com um valor inestimável no contexto internacional, Cascais acolhe alguns dos mais importantes eventos a nível europeu. Um deles é, sem dúvida, o CSI 5*, uma das etapas do conceituado circuito mundial, o Longines Global Champions Tour.
Etapa distinta
A temporada de 2018 do Longines Global Champions Tour arrancou no dia 22 de março, na Cidade do México, tendo passado, antes de chegar a Cascais, por cidades como Miami, Xangai, Madrid, Hamburgo, Saint-Tropez e Cannes.A prova da Global Champions League (GCL), parte deste circuito mundial de hipismo, é composta por 19 equipas que se manterão inalteradas até ao final da temporada, com cavaleiros de diferentes nacionalidades a competir num formato único. Na passagem pela Cidade do México, os Miami Celtics foram os grandes vencedores da prova da primeira etapa. Em Portugal, no que respeita à equipa da “casa”, a Cascais Charms, as cores foram defendidas por John Whitaker, campeão da Europa e vice-campeão olímpico e do mundo, e Rolf-Göran Bengtsson, campeão da Europa e vice-campeão olímpico. Em termos de resultados, vitória para Nicola Philippaerts, com Gergory Wathelet a alcançar o 2.o lugar do pódio e Eduardo Alvarez Aznnar a conseguir o 3.o lugar. Enquanto patrocinador, a Volvo disponibilizou uma frota de 20 viaturas com motorista que transportaram os cavaleiros durante a sua permanência em Cascais. Para além deste serviço, estiveram expostos, no Parque Marechal Carmona, alguns dos mais recentes modelos. Houve ainda dois automóveis em pista, junto aos obstáculos. De referir que o Longines Global Champions Tour é considerado um dos circuitos mais importantes e prestigiantes da modalidade. Uma prova com crescente visibilidade e notoriedade que traz a Cascais a Fórmula 1 do hipismo, com a presença dos melhores cavalos e cavaleiros do mundo.