CONDECORAÇÃO DE LUÍS DE ALMEIDA SAMPAIO

IMG_1849ECONOMIA PORTUGUESA EM DESTAQUE NO MUNDO

Luís de Almeida Sampaio, embaixador de Portugal em Berlim, foi escolhido pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa como o melhor diplomata a promover a economia em 2014. O embaixador recebeu um prémio de 25 mil euros que se destina a ações de internacionalização das empresas portuguesas na Alemanha.

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) distinguiu Luís de Almeida Sampaio como o melhor diplomata a promover a economia em 2014. O embaixador de Portugal em Berlim desenvolveu vários eventos que reuniram mais de 155 mil participantes em diversas áreas da economia portuguesa. Embaixador de Portugal em Berlim desde 2012, Luís de Almeida Sampaio esteve colocado já enquanto embaixador nas missões diplomáticas portuguesas de Alger (Algéria) e de Belgrado (Sérvia). Licenciado em Direito e mestre em História do século XX, desempenhou, entre outras funções, as de presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e as de coordenador do Processo de Paz no Médio Oriente no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, em 2007. O Prémio Francisco de Melo e Torres, uma parceria entre a Câmara de Comércio e a Confederação Internacional dos Empresários Portugueses (CIEP), é atribuído todos os anos ao diplomata português que mais se distingue no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação do investimento direto estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal. O vencedor deste galardão é escolhido por um júri composto por Bruno Bobone, presidente da Câmara de Comércio; Miguel Horta e Costa, presidente da Comissão Executiva da CIEP e vice-presidente da Câmara de Comércio; e pelo embaixador António Monteiro, que preside ao júri.

Uma distinção merecidaIMG_1803

Bruno Bobone, presidente da CCIP e membro do júri, referiu, depois de ter sido revelado o vencedor, que Luís de Almeida Sampaio levou a cabo vários projetos e foi referenciado por “11 empresas alemãs e portuguesas”. “Ficámos com a perspetiva de que a economia portuguesa foi relançada e tratada de forma extraordinária na Alemanha”, afirma Bruno Bobone. O jurado argumentou ainda que o embaixador realizou 39 eventos no âmbito económico, que reuniram um total de 155 mil participantes. O presidente da CCIP diz ainda que o prémio está a receber cada vez mais candidaturas, não só das próprias embaixadas, mas também de empresas que receberam a ajuda das representações portuguesas em todo o mundo, o que mostra “o entusiasmo da diplomacia portuguesa”. O galardão foi entregue pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, no dia 6 de janeiro, no seminário diplomático que se realizou na Fundação Oriente. Durante a sessão, o vencedor da primeira edição do Prémio Francisco de Melo e Torres, Francisco Ribeiro Telles, embaixador de Portugal em Brasília, apresentou o investimento efetuado com o valor do prémio. A embaixada adquiriu um carro elétrico e uma estação de carregamento desenvolvido pelo CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), centro português de engenharia e inovação da Maia.