VISITA REIS ESPANHA

140707-PR-0190VISITA REAL

Os reis de Espanha visitaram Portugal no passado mês de julho, naquela que foi a segunda viagem oficial internacional após a proclamação de Felipe VI.

Menos de um mês depois de terem sido proclamados reis de Espanha, Felipe VI e Letizia realizaram uma visita rápida a Portugal. De acordo com a informação divulgada pela Presidência da República, a visita oficial dos monarcas – que se insere num conjunto de visitas de apresentação que realizarão aos países vizinhos, incluindo Marrocos, França e Bélgica – iniciou-se no Palácio de Belém, onde foram recebidos com honras militares. Após a assinatura do Livro de Honra, na Sala das Bicas, decorreu uma reunião entre Cavaco Silva e Felipe VI, com a participação das respetivas delegações. Paralelamente, Maria Cavaco Silva e Letizia encontraram-se com a presidente da Federação das Doenças Raras, Paula Costa, também no Palácio de Belém. Tanto a rainha como a primeira-dama demonstraram um grande à-vontade e naturalidade uma com a outra, conversando animadamente. Antes da saída para o Palácio de Queluz, houve ainda tempo para algumas declarações à comunicação social, pautadas pela boa disposição e por sorrisos. Para Cavaco Silva, esta visita é reflexo da “solidez e da intensidade das relações entre Portugal e Espanha, relações de países vizinhos, relações de países amigos, marcadas pelo respeito mútuo e pelo trabalho em conjunto em múltiplos assuntos de interesse comum”. Durante o seu discurso, Felipe VI destacou os “vínculos permanentes” entre Espanha e Portugal e acentuou a vontade de trabalhar “ombro a ombro” para responder “aos grandes desafios” atuais que se colocam aos dois países. Os reis de Espanha foram depois recebidos no Palácio de Queluz pelo Presidente da República e pela primeira-dama. Aí assistiram a uma exibição dos cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, a que se seguiu um almoço oferecido pela Presidência, em honra de Felipe VI e Letizia, na Sala do Trono. Foram vários os notáveis que estiveram presentes neste almoço e que fizeram questão de cumprimentar os novos reis.

Encontros de topo140707-PR-0349

Após o almoço, os monarcas espanhóis dirigiram-se para o Parlamento, onde assinaram também o Livro de Honra e receberam os cumprimentos dos deputados, reunindo-se depois com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves. Os reis tiveram ainda a oportunidade de visitar a mostra O Nascimento de uma Democracia, ouvindo explicações por parte de Assunção Esteves. Felipe VI e Letizia passaram depois pelo Palácio de São Bento, para um encontro com o primeiro-ministro, tendo sido recebidos por Pedro Passos Coelho e pela sua mulher, Laura Ferreira. O chefe de Estado espanhol e o chefe do Governo português reuniram-se no interior do palácio, tendo a visita dos reis de Espanha terminado com uma ida aos jardins, na qual Passos Coelho e Felipe VI conversaram durante cerca de cinco minutos.

140707-PR-1677Um convite esperado

O Presidente português convidou os novos monarcas espanhóis a visitar o nosso país quando enviou a sua felicitação, na coroação de Felipe VI, expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém “laços especiais de amizade”. A última vez que o casal real visitou Portugal foi em maio de 2012, como príncipes das Astúrias. Na altura, Felipe e Letizia também foram recebidos por Cavaco Silva, cumprindo uma agenda de três dias que incluiu vários atos oficiais com as principais autoridades portuguesas e figuras destacadas das áreas da cultura, política e economia. Nessa ocasião, foram igualmente recebidos na Assembleia da República e deslocaram-se a Braga para visitar o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, um projeto científico que conta com o apoio dos dois países.