Considerado o maior evento de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio conta já com 10 edições realizadas no Brasil, em Portugal e em Espanha, que reuniram perto de 6 milhões de pessoas. Portugal prepara-se para receber mais uma edição e aguarda pelas novidades preparadas para este ano.
Utilizando a música como linguagem universal e como algo que une realmente as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e de causas. Para além de ser um dos festivais de música mais aclamados em todo o mundo, tem como pilar principal o projeto social que, em Portugal, tem como parceira a SIC Esperança. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto “Por Um Mundo Melhor” nasceu para, através da música, chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para que ajudem a melhorar as condições sociais através das mais simples atitudes quotidianas. Para além disto, e a partir da edição portuguesa de 2006, a organização considerou que as questões ambientais eram também importantes e promoveu diversas ações sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade. Até 2013, o objetivo é tornar o Rock in Rio uma das principais marcas mundiais de música, criando subprodutos da marca que possam estar presentes nos vários mercados onde o evento já se encontra. É também neste ano que o maior evento de música e entretenimento chega à Argentina, o que revela uma evolução lógica e compassada na história do mesmo.
O ano de 2004 foi a oportunidade de cruzar fronteiras e Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca trazendo o Rock in Rio para Lisboa. Em seis dias, o Rock in Rio-Lisboa reuniu 386.300 pessoas. Nos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista foram montados o Palco Mundo (palco principal), a Tenda Raízes, a Tenda Mundo Melhor e a Tenda Eletrónica. Foram 70 atracões – representantes da música portuguesa, grupos brasileiros e bandas internacionais consagradas –, num total de mais de 120 horas de espetáculos. Em termos de artistas internacionais, marcaram presença nesta primeira edição nomes como Alejandro Sanz, Alicia Keys, Ben Harper, Britney Spears, Evanescence, Foo Fighters, Incubus, Jet, Kings of Leon, Metallica, Paul McCartney, Peter Gabriel, Seether, Slipknot, Sting, Sugababes, Charlie Brown Jr., Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Sepultura. João Pedro Pais, Luís Represas, Moonspell, Nuno Norte, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, marcaram também presença neste evento. (…)