PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA EUA
O Presidente da República esteve em visita oficial nos Estados Unidos, onde visitou a comunidade portuguesa e aproveitou para defender o euro e a zona euro, além de promover Portugal como um país moderno.
Nova Iorque, Washington e Califórnia. O Presidente da República andou uma semana pelos Estados Unidos, onde se reuniu com a comunidade portuguesa, com empresários a quem deu a conhecer oportunidades de investimento no nosso país e onde se encontrou para uma breve conversa com Barack Obama.
No final, garantiu que encontrou “um ambiente de simpatia” em relação a Portugal e que os objectivos da visita “foram alcançados”.
Depois de Barack Obama ter garantido que os Estados Unidos não eram nem Portugal, nem a Grécia, para explicar que, ao contrário destes dois países, os americanos não precisavam de se preocupar com a descida do rating do seu país, Cavaco Silva foi à América para tentar mudar a opinião da população sobre terras lusas. “Em geral noto, pelo menos com os muitos formadores de opinião com quem contactei, uma simpatia em relação a Portugal, como um país que quer cumprir as suas obrigações, um país que tem oportunidades que podem ser aproveitadas por investidores estrangeiros, um país que tem uma diáspora que tem tido sucesso aqui nos Estados Unidos, no plano económico, no plano político e também no plano social”, referiu no final da visita. (…)