COOPERAÇÃO NECESSÁRIA
Organizada pela Companhia Limitada do Aeroporto Internacional de Macau e pelo secretariado permanente do Fórum de Cooperações Entre a China e os Países Lusófonos, teve lugar recentemente em Macau a 3.ª Conferência de Aeroportos da China e de Países de Língua Portuguesa.
Os principais assuntos discutidos foram logística e transporte, gestão de tráfego aéreo e engenharia de tecnologia da informação.
A 3.ª Conferência de Aeroportos da China e de Países de Língua Portuguesa – Macau 2010, que se realizou no Centro de Convenções e Entretenimento da Torre de Macau, nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2010, foi realmente um grande sucesso. Co-organizado pela Autoridade de Aviação Civil de Macau e pelo Instituto de Aviação Civil de Macau, este encontro teve como patrono institucional a Fundação Macau, tendo como entidades de apoio a Direcção dos Serviços de Turismo de Macau e o IPIM. A companhia aérea local – Air Macau – foi a transportadora oficial. O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) considerou este encontro de extrema importância, no qual marcaram presença relevantes convidados, como o director-geral do Departamento de Aeroportos da CAAC, Qin Zhanggao; o secretário do Partido e vice-presidente do Grupo China Eastern Air Holding Company, Li Jun; o presidente da Associação Chinesa de Aeroportos Civis, Liu Zijing; o presidente da Administração de Aviação Civil do Leste da China, Shen Zejiang; o vice-presidente da Administração de Aviação Civil de Gestão do Tráfego Aéreo nas Regiões Central e Sul da China, Zhang Zhongxiao; os dirigentes dos aeroportos do delta do rio das Pérolas; o vice-presidente da Região para o Norte da Ásia da IATA, Zhang Baojiang. De destacar também a presença dos participantes provenientes dos Países de Língua Portuguesa, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste e Portugal. A Autoridade de Aviação Civil de Macau e o sector local de aviação civil também participaram na conferência.(…)