AWARDS 2013

PRÉMIOS FRONTLINE 2013

Pretendendo distinguir todos aqueles que, para nós, se destacaram nas mais variadas categorias, lançámos no final de 2013 os Prémios FRONTLINE. Eles são o nosso reconhecimento público a todos aqueles que têm contribuído para o sucesso deste projeto editorial.

 

Melhor Hotel Nacional

O Hotel Cascais Miragem é muito mais do que um fenómeno ótico. A sua edificação desenvolve-se em linhas de robustez, amplitude e transparência. O resultado é um hotel contemporâneo que interage com a costa do Estoril, inspirando qualquer estada com a sua deslumbrante paisagem. A gastronomia requintada, o serviço personalizado e a simpatia do staff fazem desta unidade um local onde todos nós temos uma eterna sensação familiar. Pela sua exclusividade, considerámos o Hotel Cascais Miragem o Melhor Hotel Nacional do ano de 2013.

 

Best Cruise

Foi ao som de Louis Armstrong, com “What a Wonderful World”, que nos despedimos dos portos de escala durante 13 fantásticos e memoráveis dias de um verão quente. Assente no conceito de que os mais variados caprichos podem ser satisfeitos, seja na acomodação, nos diferentes espaços de refeições disponíveis ou, acima de tudo, na oferta inovadora e exclusiva patente no cruzeiro, o Crystal Serenity foi para nós o Best Cruise de 2013.

 

Best International Hotel

Num penhasco entre os salvaguardados coqueiros revela-se o Four Seasons Resort em Koh Samui, debruçado sobre o golfo do Sião, na Tailândia. Esta unidade, que dá acesso a uma praia privada de areias brancas e água azul-turquesa e a uma paisagem quase indescritível, foi construída numa das encostas da ilha, sendo o cenário ideal para umas férias de sonho com muito luxo à mistura.

Porque acreditamos que devemos sempre voltar ao lugar onde já fomos felizes, destacámos o Four Seasons Resort Koh Samui como o Best International Hotel.

 

Best Destination

Verdadeiro ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente, Macau é uma região muito rica em termos culturais. Nas suas ruas respira-se uma atmosfera única, onde cada cultura tem o seu espaço próprio. Para quem hoje visita Macau, a presença portuguesa ainda se nota, em especial no património arquitetónico e cultural. Esta nova Macau aposta também no turismo e conta com as melhores unidades hoteleiras do mundo. Macau foi, para nós, Best Destination de 2013.

 

Melhor Apresentação Automóvel

Voar em executiva é sempre uma experiência agradável, mas com a BMW até os transferes entre os aviões foram personalizados e feitos em BMW Série 7. Já em São Petersburgo, para além de termos tido a oportunidade de descobrir esta cidade imperial ao volante de um BMW Série 7, destacamos como ponto alto a visita privada que fizemos ao Museu Hermitage. Assim, elegemos esta como a Melhor Apresentação Automóvel.

 

Entrevista Ideal

Este prémio não tem o intuito de avaliar ou julgar o conteúdo de qualquer uma das entrevistas, pretendendo apenas destacar o profissionalismo, a disponibilidade e simpatia com que fomos recebidos. A disponibilidade do ministro Paulo Macedo para a entrevista foi total, tendo escolhido a nossa revista para deixar registada uma data tão importante para si, a celebração dos seus 50 anos, facto que reconhecemos como uma honra. Outra das entrevistas que destacamos em ex aequo é a da ministra Assunção Cristas. Praticamente no final da sua gravidez, conseguimos fazer fotografias no ministério e no exterior, tendo o Terreiro do Paço e o rio Tejo como fundo. Ficou registada, na nossa opinião, uma das mais fantásticas sessões fotográficas.

 

Desafio do Ano

Portugal 2030 é uma iniciativa lançada pela revista FRONTLINE, com o objetivo de trazer para o espaço público novas ideias, novas abordagens, também novas preocupações sobre o que nos espera, a nós, portugueses, num futuro próximo. Os debates contam com a colaboração, imprescindível, de Adalberto Campos Fernandes, atual presidente da Comissão Executiva do SAMS e professor da ENSP/UNL, que nos desafiou para esta nova etapa. Porque acreditamos que ter opinião é importante, e numa parceria com o hotel Tiara Park Atlantic, em Lisboa, queremos fazer chegar a todos as opiniões dos mais conceituados opinion makers sobre os mais diversos temas.

 

Espetáculo e Cultura

Formado pela Escola Superior de Arte Dramática da Universidade de Estrasburgo, Virgílio Castelo tem-se dividido entre o teatro, o cinema e a televisão. Recebeu dois Globos de Ouro como Melhor Ator de Teatro: em 2003, com Partitura Inacabada e Encontro com Rita Hayworth, e em 2010, com O Camareiro. Virgílio Castelo regressou ao palco do Teatro D. Maria II com uma magnífica interpretação e O Aldrabão, uma comédia de Plauto, que mereceu as melhores críticas da imprensa e o nosso grande aplauso.

 

Prémio Impacto

Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo foi a capa mais vista pelos cibernautas, com 490.772 visualizações. Reconhecido pelo trabalho na requalificação do património existente e pela gestão das contas públicas, Fernando Santo, engenheiro de formação, até pela forma como desempenhou as funções de bastonário da Ordem dos Engenheiros foi um dos secretários de Estado mais populares e prestigiados deste Governo.

 

Prémio Personalidade

O Prémio Personalidade pretende destacar quem, durante este ano, se tornou uma referência nacional pelo trabalho desenvolvido. Apesar de as relações entre Portugal e Angola terem as suas flutuações, Luís Mira Amaral conseguiu consolidar o projeto do Banco BIC. “No início, tivemos uma vida, compreensivelmente, difícil. A estrutura que herdámos do BPN perdia uma média de um milhão de euros por mês, ou seja, 12 milhões de euros por ano. O Banco BIC Português estava, na altura, a ganhar 5 milhões de euros por ano, pelo que fechámos 2012, já com os dois bancos integrados, com resultado negativo de cerca de 7 milhões de euros”, explica Luís Mira Amaral. Com base naquele cenário, o BIC arrancou com uma estratégia de consolidação. Esta teve, de acordo com Mira Amaral, sucesso “devido à solidez financeira dos acionistas – que deu confiança ao mercado –, à equipa de gestão, à capacidade dos recursos humanos para dinamizarem o trabalho e à confiança dos clientes e depositantes”. “Quando pegámos no banco, os depósitos rondavam 1,7 mil milhões de euros, neste momento dão 3,5 mil milhões de euros; o crédito andava pelos 1,8 mil milhões de euros, hoje temos créditos de 3 mil milhões de euros”, indica. Luís Mira Amaral acredita que estes números significam que a equipa de gestão do Banco BIC Português está próxima de conseguir a recuperação. “Estamos hoje com um banco à escala nacional e com banca de empresas, banca de retalho, private banking e o negócio correspondente de bancos angolanos com destaque para o nosso irmão gémeo Banco BIC Angola”, considera. “Claro que estes resultados também são consequência do apoio de Fernando Teles (presidente do BIC) e do BIC Angola, dado que nós trabalhamos muito as relações entre Portugal e Angola. E ter do outro lado um banco que é o número um dos importadores, obviamente que facilita o nosso financiamento aos exportadores portugueses para Angola”, sublinha. “Conseguimos em outubro deste ano atingir o break-even e em novembro já tivemos resultados positivos acumulados do ano, de 1 milhão e 300 mil euros”, remata o economista. Por todo o trabalho desenvolvido, destacámos Luís Mira Amaral como Personalidade do Ano.

 

Empresa do Ano

Escolhida, em 2012, como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar em Portugal pelo Great Place to Work Institute, a BMW Portugal tem-se posicionado sempre como uma marca que privilegia muito a qualidade do produto e as novas tecnologias ao serviço da condução. Hélder Boavida, o atual diretor-geral, mantém a BMW na liderança do “segmento premium”, apostando num estilo de gestão aberto, de responsabilidade, profissionalismo e respeito.

 

Prémio Design

Com diferentes protótipos, na Renault, passar das ideias à realidade é um passo muito pequeno. Apostando num design arrojado, capaz de prender os condutores logo ao primeiro olhar, a Renault continua a “pensar” automóveis atraentes que gozam de características únicas. O seu principal objetivo é que os condutores possam ter o melhor no que toca ao mundo automóvel.

 

Automóvel do Ano

Um automóvel que dá a conhecer a verdadeira “essência do luxo”. É esta a melhor forma de descrever o sedutor Mercedes-Benz Classe S, lançado em 2013. Para além da tecnologia de topo e inovação que todo o automóvel apresenta, para nós, é uma mistura perfeita de um Classe S com um Maybach. Este foi eleito o Automóvel do Ano.

 

Diretor-Geral de Hotel

Demonstrando toda a paixão com que desempenha a função de diretor-geral no hotel The Yeatman, Miguel Velez assume-se como um gestor e acredita que é sempre possível fazer mais e melhor. Com 85% de clientes internacionais, alcançou em 2013 um crescimento de aproximadamente 30% comparativamente ao ano anterior, onde se destaca o facto de, em seis meses consecutivos, o The Yeatman ter alcançado uma taxa de ocupação ao mês superior a 80%. Sob a sua orientação e gestão, o hotel foi distinguido a nível nacional e internacional com vários prémios, entre os quais o The Most Excellent City Hotel pela famosa revista Condé Nast; ganhou também, em Londres, o prémio de Melhor Hotel Spa da Europa, atribuído pelos World Spa & Wellness Awards, e mais recentemente o Best of Wine Tourism 2014, na categoria de hotel, prémio atribuído na Califórnia. De igual modo, o restaurante da unidade assumiu-se como um dos mais exclusivos e referenciados da Invicta, tendo renovado a estrela Michelin em 2013 e para 2014. Por tudo isto, Miguel Velez é o Diretor-Geral de Hotel de 2013.

 

Inovação e Sustentabilidade

Localizado na região de Oliveira de Azeméis, em Palmaz, o Vale do Rio Hotel Rural destaca-se pela sua inovação e sustentabilidade. Com um projeto inovador que pretende aproveitar e explorar várias energias renováveis – hídrica, solar, fotovoltaica, biomassa e biodiessel –, o hotel apela às sensações através da magnífica paisagem que o rodeia.