O QUE VAI MARCAR 2017

136184_Volvo_Car_Group_initiates_world_unique_Swedish_pilot_project_with_selfAVANÇOS TECNOLÓGICOS

A tecnologia entra todos os dias pela nossa casa, na nossa vida, está em todo o lado. Os carros andam sozinhos, a inteligência artificial faz diagnósticos médicos, são várias as inovações tecnológicas em curso, mas será que tudo são “rosas”?

A tecnologia não avança de um dia para o outro, são precisos vários anos para serem desenvolvidos equipamentos e encontradas novas tecnologias. Contudo, quando as tecnologias se instalam na nossa vida, não há como viver sem elas. O ano de 2016 deu a conhecer algumas das transformações tecnológicas em curso. A Amazon, por exemplo, fez entregas com drones, um camião de cerveja conduziu sozinho por autoestradas, um jogo de realidade aumentada conquistou fãs em todo o mundo, entre tantas outras inovações. Existem muitas outras tecnologias que continuam a ser desenvolvidas e que, certamente, marcarão o ano de 2017. Venha descobri-las!

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Foi revelado, recentemente, o que tem sido apresentado como um projeto de Mark Zuckerberg: um assistente digital, capaz de apagar luzes, abrir a porta a pessoas conhecidas, ligar a torradeira e falar com a voz do ator Morgan Freeman. Mark Zuckerberg afirmou, numa entrevista, que desenvolveu este assistente (chamado Jarvis) por uma questão de desafio. Porém, o sistema não faz parte dos planos do Facebook e não funcionaria noutra casa que não a de Zuckerberg. Este assistente não é único, pois a Google lançou, também recentemente, o Google Home, um assistente que é capaz de tocar música a pedido (ligado a serviços como o Spotify e o YouTube), dar informações sobre a agenda do utilizador, sobre o tempo e sobre o trânsito, bem como interagir com equipamentos domésticos, como as luzes ou a televisão. A Amazon, por sua vez, já tinha lançado um produto semelhante em 2015.

3047694-poster-p-1-virtual-reality-finally-grows-upRealidade virtual

Embora seja uma promessa antiga, só agora é que a realidade virtual começa a despertar o interesse dos consumidores. O jogo Pokémon Go foi o primeiro grande sucesso daquilo a que se chama realidade aumentada: imagens digitais que se sobrepõem às do mundo real, através da câmara de milhões de telemóveis. A Sony lançou os PlayStation VR, uns óculos de realidade virtual para serem usados com a consola da empresa. A fabricante chinesa Huawei apresentou também os seus óculos, que concorrem com os da Samsung, e a Oculus Rift (uma empresa do Facebook) estreou em março o seu modelo. Embora as vendas não estejam a ser muito elevadas, é esperado que este produto cresça 181%, por ano, até ao final da década.

Condução autónomaAutonomous driving

Os automóveis capazes de conduzir sem condutor aproximam-se a grande velocidade. Os automóveis elétricos Tesla têm um modo de autopiloto e são já vários os fabricantes que demonstram ter a tecnologia praticamente pronta. O Google tem pequenos carros sem volante a circular em estradas dos Estados Unidos da América. Já a Uber tem feito experiências-piloto com carros autónomos nos Estados Unidos. Em outubro, 50 mil cervejas ficaram na história como a primeira carga entregue por um camião autónomo. O veículo era da Otto, uma subsidiária da Uber. Contudo, para que os carros autónomos sejam regra nas estradas é preciso ainda resolver problemas legais e ultrapassar alguns desafios éticos. Por exemplo, devem ser protegidos os ocupantes ou o automóvel deve embater num muro, se isso significar salvar mais vidas? São decisões difíceis, mas que têm de ser tomadas. Todos estes produtos e tendências estão, lentamente, a moldar a forma como consumimos, trabalhamos, interagimos uns com os outros e gerimos o nosso quotidiano, mas estão também a retirar inúmeros postos de trabalho que são agora ocupados por máquinas. Resta avaliar se os meios justificam os fins…