SALAS DE BANHO

UM TOQUE ESPECIAL

 

Normalmente, as salas de banho são o primeiro local da casa que visitamos de manhã e o último por onde passamos antes de nos deitarmos. Este é um espaço privado e reservado, onde tratamos de nós, mas também um pequeno refúgio onde podemos relaxar durante alguns minutos depois de um longo e cansativo dia de trabalho. Para que não se torne uma divisão esquecida, aceite as nossas sugestões e faça deste um dos espaços mais intimistas e agradáveis da sua habitação.

 

Na maior parte das casas, a sala de banho é a divisão mais pequena e, por isso mesmo, aquela a que muitas vezes damos menos atenção, mas tal como acontece nos outros espaços também a decoração da sala de banho pode ser inspirada num tema: minimalista, praia, campo, música, aqui a imaginação não tem limites, o único pode ser mesmo o que está disposto a gastar para decorar esta divisão! Contudo, se optar por um tema, será muito mais fácil escolher depois os acessórios e os adornos. Quando começar a decorar a sua sala de banho, comece por pensar nas paredes. As opções são muitas: pode pintar, colocar azulejos, mármore ou até mesmo um papel de parede adequado ao efeito. Tenha em conta que as cores mais claras conferem uma maior amplitude a um espaço reduzido e, por outro lado, as cores mais escuras atribuem um ambiente mais aconchegante a locais mais amplos. Porém, nada impede que pinte uma sala de banho pequena de preto! Ao dirigir os olhos para baixo vai querer encontrar um chão confortável, que não se manche e que possa ser facilmente limpo, onde possa andar de pantufas, de chinelos ou descalço. Analise os prós e os contras dos diferentes materiais disponíveis no mercado. Mosaico, azulejo, tijoleira, pastilha e madeira são algumas das muitas opções disponíveis. Antes de escolher qualquer material certifique-se de que ele é apropriado para ser usado numa sala de banho, ou seja, que é resistente à água, a humidades, a perfumes e a outros produtos do mesmo género, enfim, a coisas que usamos normalmente neste espaço.

 

Várias opções

Escolher lavatórios, banheiras, sanitas, torneiras, chuveiros, toalheiros, armários e puxadores de porta são outras decisões muito importantes. Isto porque para além de se tratar de materiais caros, serão aqueles que, a longo prazo, terá maior dificuldade em substituir. Por isso, deverá optar por peças de boa qualidade que lhe garantam grande longevidade. A Hansgrohe detém hoje uma significativa quota do mercado português dos sanitários, mais especificamente no campo dos chuveiros e misturadoras monocomando, a que não é alheia a manifesta preocupação pela qualidade deste fabricante que, ao contrário dos seus congéneres, optou por manter as suas fábricas e unidades de produção dentro da Alemanha. Assim, optar por alguns dos seus produtos, como é o caso da linha Axor Urquiola, da autoria da arquitecta e designer espanhola Patricia Urquiola, ou da colecção Starck, concebida por Philippe Starck, é ter a certeza de que se está a fazer um investimento seguro. Considerada não o maior produtor de loiça sanitária na Europa, mas o que maior qualidade oferece, a Duravit, que apresenta loiça de linhas simples e complementada com os seus móveis de sala de banho, oferece o requinte discreto dos que sabem exactamente o que querem. Destaque para a colecção Ketho e Puravida, ambas perfeitas para transformar uma sala de banho num espaço com design e com uma identidade muito própria. Se o que pretende é algo diferente, em termos de banheiras ou cabinas de duche, o melhor é optar por uma das propostas da Teuco, bem conhecida pela alta qualidade de todos os seus produtos. E se a sua carteira o permitir nada melhor do que optar por ter uma spa em casa, o que é possível com uma das muitas banheiras de hidromassagem e saunas disponibilizadas por esta marca. (…)