ROTA DAS ESTRELAS

PALADAR DAS ESTRELAS

O solstício de verão deu o mote para mais um evento fantástico. Falamos da quarta edição da Rota das Estrelas, que teve o Restaurante Fortaleza do Guincho e o chef  Vincent Farges como anfitriões. Numa mistura completa de saberes e de muitos sabores, o Restaurante Fortaleza do Guincho foi invadido por uma autêntica constelação de estrelas Michelin.

 

Somando vários sucessos ao longo de quatro edições, a Rota das Estrelas regressou ao Restaurante Fortaleza do Guincho para fascinar e deliciar os comensais mais exigentes e dar a conhecer o que de melhor se faz em termos gastronómicos, não só em Portugal mas no mundo inteiro. O Restaurante Fortaleza do Guincho e o chef Vincent Farges fizeram, uma vez mais, as honras da casa e receberam os cinco chefs internacionais e já galardoados com estrelas Michelin que participaram neste evento itinerante.

As regras deste festival ditam que o chef anfitrião receba pelo menos outros dois, todos com estrela Michelin, para preparação em equipa de um menu de degustação com alguns dos pratos distinguidos no famoso guia, indo ainda ao encontro da riqueza de paladares e produtos de cada região. Numa apoteose de sabores requintados, reuniram-se no restaurante seis chefs de cozinha oriundos de Espanha, Reino Unido, Holanda e Portugal. Ao longo das duas noites do festival, foram apresentados menus conjuntos, dos quais faziam parte vários pratos individuais distinguidos pelo Guia Michelin, reveladores da excelência da sua cozinha e também da qualidade dos produtos nacionais, como peixe e marisco, carne, legumes ou vinhos. Do extenso menu, destaque para iguarias como gaspacho de cerejas do Fundão (Kiko Moya, do L’Escaleta, Alicante, Espanha); foie gras de ganso, enguia fumada, beterraba (Michel Van der Kroft, do ‘t Nonnetje, Harderwijk, Holanda); pregado salteado, carpaccio vegetal, lâminas de cozido, lulas estufadas (Ricardo Costa, do The Yeatman, Porto), entre muitos outros pratos requintados e preparados com todo o cuidado pelos chefs. A refeição foi acompanhada de vinhos portugueses de várias regiões, fruto da colaboração da Adega Algarvia, um dos parceiros do evento, e dos vinhos Niepoort. Marcou presença nesta edição da Rota das Estrelas um afamado crítico espanhol, Carlos Maribona, que trabalha para o jornal ABC e cujo blogue Salsa de Chiles é largamente conhecido em Espanha. De sublinhar também a participação de Zacarias Píriz, um cortador de presunto espanhol que foi presença habitual nos últimos três anos e que faz verdadeiras maravilhas com o presunto. (…)