Transformando o Almada Fórum numa inesperada pista, a Final Nacional do Red Bull Paper Wings reuniu a elite dos aviões de papel para uma animada competição. No fim saíram em ombros os três ases que vão defender as cores lusas numa final mundial onde se esperam cerca de 90 países.
O objetivo era voar, não aterrar! O lema oficial do Red Bull Paper Wings voltou a ser posto em prática com grande entusiasmo, durante a Final Nacional que reuniu os melhores pilotos de aviões de papel, apurados ao longo dos últimos meses em sete etapas realizadas de norte a sul do país. Os corredores e praças do Almada Fórum foram transformados numa insólita pista de aviação. Os participantes representaram várias instituições de ensino superior e procuraram voar o mais longe possível (Distância de Voo), permanecer no ar o maior tempo possível (Tempo de Voo) ou ainda procurando cativar o júri com as mais incríveis manobras (Acrobacia). Como mandam as regras internacionais da Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos do Guinness World Record, os aviões de papel foram construídos no local a partir de uma simples folha de papel A4 com peso máximo de 100 gramas (folha fornecida pela Navigator – papel oficial), com exceção para os modelos acrobáticos, onde foi permitida a construção prévia e uma maior sofisticação técnica. Depois de conseguir impressionar o júri com uma mistura de magia, técnica e ritmo, André Miranda (Lisboa) – estudante de Engenharia Mecânica, de 20 anos – venceu a categoria de Acrobacia e foi o primeiro a festejar o apuramento para a Final Mundial do Red Bull Paper Wings. A categoria de Tempo de Voo foi dominada por outro candidato a engenheiro, Dragos Hosman, estudante de Faro, de 21 anos, que conseguiu manter no ar o seu avião de papel durante 7,25 segundos. Já a categoria de Distância de Voo foi dominada por Armando Volta, estudante de Engenharia, de 20 anos, do Porto. Apresentado pelo humorista Fernando Alvim, o Red Bull Paper Wings proporcionou uma tarde animada para concorrentes e público, incluindo algumas surpresas extracompetição, como foi a demonstração de aeromodelismo do campeão nacional Pedro Precioso.
Com equipas de cerca de 90 países, o cenário escolhido para a final mundial do Red Bull Paper Wings vai ser uma vez mais o Hangar 7 de Salzburgo, um espaço de vanguarda que faz parte do imaginário de todos os fãs da aviação, devido à impressionante coleção de aeronaves, das mais variadas épocas, que alberga.