CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Distinguindo-se na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos e conhecimento científico, bem como em áreas de responsabilidade social, quer a nível global quer na esfera nacional, a Gilead Sciences criou o programa Gilead GÉNESE, que se propõe incentivar, em Portugal, a investigação translacional e clínica, a geração de dados e a implementação de boas práticas de acompanhamento dos doentes.
Implementado desde 2013, o programa Gilead GÉNESE tem como desígnio incentivar, no nosso país, a investigação, a promoção de conhecimento, o desenvolvimento científico, a geração de dados e a implementação de boas práticas de acompanhamento dos doentes em diversas áreas terapêuticas. Nesta 3.ª edição, o programa propôs-se apoiar projetos científicos e projetos de iniciativa comunitária, nas áreas da fibrose quística, hemato-oncologia com enfoque nas doenças linfoproliferativas, hepatites virais crónicas B e/ou C e infeção por VIH/SIDA. A edição de 2015 contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, vendo assim reconhecida a relevância desta iniciativa. A esta edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se cerca de 60 projetos nacionais submetidos por diferentes entidades científicas, académicas e da sociedade civil. O rigor, a excelência e a transparência são valores-chave neste programa. A avaliação das candidaturas submetidas foi assegurada por duas comissões externas de avaliação que selecionaram 13 projetos – oito de natureza científica e cinco de iniciativa comunitária –, pelo seu potencial contributo para a otimização da prática clínica, da melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos resultados em saúde. O montante global de financiamento atribuído ascendeu a 280 mil euros.
Projetos distinguidos
A farmacêutica Gilead Sciences decidiu subsidiar projetos na área científica, que visam, entre outros, o estudo da eficácia de novos medicamentos em doentes com fibrose quística, o diagnóstico precoce da disfunção renal em seropositivos e a produção em coelhos de anticorpos que neutralizem o VIH. Na vertente comunitária, foram contemplados com bolsas projetos destinados a promover: o rastreio e o diagnóstico de VIH/SIDA, sífilis e hepatites em imigrantes, em Coimbra; o acompanhamento domiciliário de idosos com VIH/SIDA, no Porto; e o exercício físico e a fisioterapia em casa de doentes com fibrose quística, na região Norte. As bolsas foram entregues aos seus responsáveis, recentemente, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Gilead: 25 anos ao serviço da Ciência
Fundada em Foster City, na Califórnia, em 1987, a Gilead tornou-se, em apenas 25 anos, numa companhia biofarmacêutica com um portefólio de produtos em rápida expansão, com uma forte vertente de investigação e desenvolvimento, mantendo operações em quatro continentes e assegurando a distribuição dos seus medicamentos para o resto do mundo através de parcerias e acordos de licenciamento com outras empresas. Tendo vindo a investigar, desenvolver e comercializar medicamentos inovadores direcionados para áreas em que ainda existem necessidades médicas não preenchidas, na Gilead têm sido produzidos medicamentos ajustados às melhores expectativas e necessidades dos doentes, dos profissionais e dos sistemas de saúde. Com cada descoberta e novo medicamento em investigação, a Gilead procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças potencialmente fatais. A Gilead tem centrado a sua atividade em áreas terapêuticas com elevada necessidade de resposta, nomeadamente a infeção por VIH/SIDA, hepatites virais crónicas, infeções fúngicas invasivas, oncologia, doenças inflamatórias, respiratórias e cardiovasculares. Em Portugal desde 2001, esta empresa tem disponibilizado medicamentos de utilização hospitalar para o tratamento da infeção por VIH/SIDA, das hepatites virais crónicas B e/ou C, das infeções fúngicas invasivas, da fibrose quística, da leucemia linfocítica crónica e do linfoma folicular.