MERCADO DA RIBEIRA

AJC_0009AMBIENTE JOVEM COM DIVERSÃO GARANTIDA

O antigo Mercado da Ribeira, localizado a dois passos do rio Tejo, conhecido pelos seus vendedores, produtos comercializados ou pelas matinées dançantes, deu lugar a um local jovem, divertido e com muito groove. Os espaços de refeição distintos são o ponto de partida para uma noite que promete diversão, sempre em boa companhia. Venha conhecer o novo mercado e desfrute.

Situado no Cais do Sodré, o Mercado da Ribeira, um edifício emblemático da cidade de Lisboa, mantém a traça da construção original. Em 2014, um novo projeto veio revitalizar e revolucionar este mercado tão tradicional. Seguindo um modelo bastante popular noutras cidades europeias, o Mercado da Ribeira ganhou uma nova vertente gastronómica e de animação. As antigas bancas de fruta, legumes e flores não desapareceram, apenas passaram para o andar de cima. O piso térreo, por seu lado, transformou-se num melting pot de petiscos e sabores, que começa, pouco a pouco, a ganhar lugar nos melhores roteiros gastronómicos da cidade. Resultado da primeira fase de revitalização do Mercado da Ribeira, surgiram três dezenas de espaços de restauração, disponibilizando à volta de 750 lugares sentados – 500 na área coberta e ainda 250 em esplanada. O projeto englobou um investimento de 5 milhões de euros e criou mais de 300 postos de trabalho diretos. Apostando num substancial chamariz, a praça da restauração promete ser “o que de melhor a cidade tem para oferecer em termos de restaurantes, chefs e produtos nacionais”. Uma das estrelas maiores da nova praça é Dieter Koschina, o chef do Vila Joya, no Algarve, considerado o 22.º melhor restaurante do mundo. Estreia-se em Lisboa com o projeto do Tartar-ia, especializado em tártaros. O espaço é assinado pela Hospitality Lab, empresa liderada por Koschina, que delegou a chefia da cozinha a Gebhard Schachermayer. É de esperar criações com salmão, vaca, porco, bacalhau fresco ou mesmo só com produtos vegetarianos. O Tartar-ia vai, ainda, convidar grandes chefs do mundo para darem a conhecer as suas artes e confecionarem uma receita especial para o espaço

Outros espaços distintosIMG_7405

Existem ainda outros espaços merecedores de destaque, tais como os dos chefs Alexandre Silva, Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira ou Vítor Claro; representações de restaurantes como o Sea Me,   O Prego da Peixaria, Café de São Bento ou Honorato; os chocolates da Arcádia, as conservas da Conserveira de Lisboa, os gelados da Santini, as propostas da Garrafeira Nacional e de João Portugal Ramos, as artes da Vista Alegre ou, entre outros, os bares da Super Bock, da Sumol e Compal ou da Delta. Para o futuro, os promotores do projeto já preparam mais novidades, quase todas no primeiro andar do edifício, que se encontra ainda em obras. Um restaurante, um bar, uma loja, uma sala multiusos e um espaço dedicado ao turismo vão, muito provavelmente, ocupar o primeiro piso de um dos mais conhecidos mercados lisboetas.