FUNDAÇÃO SERRALVES

141203-PR-0739A IMPORTÂNCIA DA CULTURA

Serralves celebrou, recentemente, o 25.º aniversário da criação da Fundação e o 15.º aniversário da inauguração do Museu. As comemorações deste duplo aniversário sublinham a relação profunda que Serralves soube estabelecer com os seus públicos ao longo destes 25 anos.

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de relevância nacional, que tem como missão sensibilizar o público para a Arte Contemporânea e o Ambiente através do Museu de Arte Contemporânea, do Parque e do Auditório. A Fundação de Serralves acolhe um núcleo patrimonial inestimável, composto pelo Museu, um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, vencedor do prémio Pritzker em 1992; pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco; e pelo Parque, galardoado com o prémio “Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment” em 1997. O património imobiliário constituído pela Casa e pelo Parque está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Estado Português desde 1996. Serralves desenvolve a sua atuação em torno de cinco eixos estratégicos: a criação artística, com relevância para as artes plásticas, através da constituição de uma coleção internacional de arte contemporânea de referência e de um programa de exposições dos artistas portugueses e estrangeiros mais relevantes, sendo ainda programados ciclos de música, artes performativas e cinema, que complementam e valorizam o programa expositivo; a sensibilização e formação de públicos, através de programas educativos inovadores, adequados a todos os públicos, de todas as idades e de ações de grande visibilidade; o ambiente, valorizando o parque como espaço de fruição pública e pretexto para a abordagem de problemas ambientais do mundo de hoje, no contexto mais vasto de relações da arte com a paisagem; a reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea, através do estudo e debate das principais questões do nosso tempo, no domínio das artes e das ciências sociais, experimentais e políticas; as indústrias criativas, assumindo um papel pioneiro, através da criação do INSERRALVES, a primeira incubadora de empresas nacional especializada nas indústrias criativas, e contribuindo ativamente para a constituição na região Norte do primeiro cluster destas indústrias em Portugal, através da ADDICT.

Uma comemoração merecida141203-PR-0800

Serralves é, cada vez mais, um espaço de encontros, aberto a todos os visitantes. Para a celebração dos seus 25 anos foi criado um logótipo comemorativo que destaca a data. Serralves foi ainda condecorada, por ocasião da reunião anual do Conselho de Fundadores de Serralves e no encerramento das comemorações dos 25 anos da Fundação e dos 15 anos do Museu de Arte Contemporânea, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Cavaco Silva distinguiu o seu “inestimável contributo” para a cultura em Portugal. Na sua intervenção, o Presidente da República salientou ainda que Serralves, além de ser “uma referência no meio artístico internacional” é também um “caso de sucesso em termos de impacto económico, através da qualificação e do aumento global do turismo que tem vindo a gerar”.