DESTINOS DE SONHO

UM SONHO CHAMADO DESTINO DE FÉRIAS

Descontrair nas praias únicas de Angra dos Reis, dormir numa espécie de aquário natural nas águas das Maldivas ou passar algumas noites no melhor hotel do mundo, em Marrocos, o Mamounia – que serviu de cenário ao último filme de Sexo e a Cidade. Roteiros de sonho numas férias de sonho.

 

Em Angra dos Reis há 365 ilhas paradisíacas e 2 mil praias. Mares calmos, cascatas infinitas e um património histórico e cultural na cidade próxima de Paraty, impressionante. Escolha o Pestana Angra situado neste paraíso ecológico, com um concierge sempre à disposição para lhe agendar passeios de saveiro, aluguer de lanchas e veleiros, mergulho, rafting, banho de cachoeira e passeios em Jeep 4×4. Com uma fantástica vista sobre o mar e uma arquitectura rústica, sente-se o contacto com a Natureza na pele de cada viajante.  Pacotes de viagem não existem, mas o destino é mais do que perfeito. Capri, a ilha italiana de eleição de algumas das mais famosas personalidades internacionais. Basta apanhar o ferry em Nápoles (Molo Beverello), numa viagem que demora cerca de 80 minutos e estará na exclusiva ilha com uma praia minúscula mas maravilhosa: Marina Piccola. Uma luz transparente, uma vegetação exuberante, um charme único, fazem de Capri uma beleza ao mesmo tempo europeia e exótica. Tem apenas duas povoações: Capri e Anacapri. Uma das suas preciosidades arquitectónicas é o Hotel Punga Tragara, uma antiga villa construída por Le Corbusier, que serviu de cenário a uma cimeira entre Eisenhower e Churchill após a vitória na II Guerra Mundial. Não deixe de visitar também os jardins Augustus e La Piazzetta. As Maldivas são, só por si, sinónimo de destino de sonho, com as suas águas de um azul cristalino, praias deslumbrantes e hotéis fantásticos que serpenteiam por este arquipélago do Índico. Deixe-se apaixonar pelos mais exclusivos quartos do Hilton Maldives Resort & Spa, na ilha de Rangali, 21 suítes privadas dentro do próprio mar. Pode estar deitado e à sua volta estarão os peixes de múltiplas cores, os corais, as algas marinhas de cores incontáveis.  Para apreciar uma bela refeição, escolha o Ithaa. Um restaurante com vista subaquática do oceano Índico, de 360 graus, que apresenta cozinha de fusão entre o Ocidente e a gastronomia local. Tem 12 lugares exclusivos e disponíveis, que precisará de marcar com antecedência. A refeição custa entre os 120 e os 200 dólares por pessoa, ou seja entre 97 e 160 euros, aproximadamente.

 

Aventura de moto ou de comboio

Para os mais aventureiros, que não se interessam pelo conforto dos grandes hotéis ou pelas maravilhosas praias que existem, nada como uma viagem de moto pela mítica Route 66 nos EUA, que liga o país de uma ponta à outra. Cenário de vários filmes, o roteiro pode durar cerca de 14 dias ou mais, consoante a sua vontade. O traçado da 66 liga dezenas de municípios rurais no interior dos Estados Unidos, alguns deles bastante isolados. Em pacote, através de uma qualquer agência de viagens especializada, ou autonomamente. Aluga-se uma moto e vai-se à aventura, dormindo em hotéis de beira de estrada, mas saboreando momentos iguais a muitos filmes americanos que deslumbraram noutros tempos e descobrindo verdadeiras pérolas pelo caminho, como o Cadillac Ranch, uma obra de arte feita a pedido do milionário texano Stanley Marsh II e que representa um verdadeiro sonho americano. São 10 cadillacs diferentes, produzidos entre 1948 e 1964, enterrados no deserto do Texas. Outra viagem recheada de aventura, mas num cenário totalmente distinto, faz-se percorrendo os 10.000 km da mítica estrada de ferro transiberiana que liga Moscovo a Pequim. Paisagens deslumbrantes, culturas totalmente diferentes, um mundo imaginário à sua espera. São sete dias a bordo de um comboio através de oito fusos horá rios distintos, três repúblicas (Rússia, Mongólia e China) e os 16 rios mais importantes da Eurásia: Vyatka, Volga, Kama, Tobol, Irtysh, Ob, Tom, Chyulym, Enisey, Oka, Selenga, Zeya, Bureya, Amur, Hor, Ussuri.

 

Nas Mil e Uma Noites

Quando esteve em Marrocos há uns meses atrás, José Sócrates foi convidado para ficar lá instalado. Por pouco não se cruzou com Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda, as personagens da famosa série Sexo e a Cidade. É que foi no La Mamounia, em Marraquexe, que foi gravado o último filme inspirado na série, embora Abu Dhabi seja o estado árabe que serve de inspiração à história. Tal como aconteceu com Carrie e as amigas, o hotel tem um serviço para lá de especial. Suítes privadas, mordomos exclusivos, desejos que nunca serão impossíveis de realizar. O famoso La Mamounia é um oásis colado a uma muralha do século XII da medina e a apenas dez minutos da Place Djemaa el Fna. No meio de um fantástico jardim privado de 8 hectares, é considerado por muitas revistas da especialidade como o melhor hotel do mundo. Próprio de um conto de fadas a lembrar As Mil e Uma Noites, com uma arquitectura mourisca e um ambiente teatral. Em Fiji, podemo-nos encantar pela exclusiva e exuberante Turtle Island, que pode alugar toda só para si, por uma semana, pela módica quantia de 300 mil dólares, cerca de 240 mil euros. No máximo, a ilha pode ser ocupada por 14 casais, os únicos a poderem usufruir deste pedaço de paraíso que serviu de cenário para o filme Lagoa Azul, com as suas águas impressionantemente cristalinas. Prove sabores gastronómicos requintados e divirta-se com actividades como pesca submarina, mergulho, passeios a cavalo ou de barco, mountain bike, caiaque e windsurf. No mar do Caribe tem a ilha particular de Jumby Bay, em Antígua. Com paisagens magníficas, deixe-se encantar com a sua floresta tropical, um resort com 40 quartos, 11 villas e algumas residências de alto luxo que garantem a privacidade de quem visita a ilha.

 

De África ao Douro

Na costa oriental de África aparece Inhambane, ponto de passagem de Vasco de Gama e da sua tripulação. Paisagem decorada por coqueiros, áreas de conservação de flora e fauna, este é um dos locais mais bonitos de Moçambique, com um litoral serpenteado de praias de areias finas e um mar de azul imaculado. Se quer a serenidade do campo, a beleza das encostas do Douro e o acolhimento de uma família portuguesa, nada melhor do que a Casa Rural dos Viscondes da Várzea, perto de Lamego. Com 35 quartos, vinhas a perder de vista, piscina, jardins e um serviço exclusivo com as melhores iguarias locais e… tudo caseiro. Sinta-se exactamente numa casa de família onde os hóspedes são tratados como filhos ou sobrinhos e a decoração é simplesmente fantástica.