A Clínica Europa organizou, recentemente, o 1st Plastic & Aesthetics Medicine Estoril Symposium. O lugar escolhido para este encontro foi o mítico Hotel Palácio, onde estiveram reunidos mais de 120 participantes, nacionais e estrangeiros.
A nossa imagem é cada vez mais o nosso cartão de visita, e por isso a cirurgia estética entrou definitivamente no nosso quotidiano, sendo muitos os que já se renderam a este ramo da cirurgia plástica, orientado para a busca da perfeição das formas e não para melhorar funções ou tratar doenças. Entre os indivíduos que recorrem a este tipo de cirurgia, está o desejo de melhorar a sua aparência, pretendendo, por exemplo, eliminar defeitos de pele, alterar o aspeto de uma cicatriz, a forma e o tamanho do nariz, retirar o excesso de pele e de tecido adiposo do corpo e as rugas que surgem com a idade avançada ou com a perda de peso. Sob a direção científica do cirurgião plástico Hélder Silvestre, o 1st Plastic & Aesthetics Medicine Estoril Symposium, promovido pela Clínica Europa, contou com a presença de Javier Beut, um dos mais prestigiados cirurgiões da face a nível mundial, e ainda com Joan Fontdevilla, Alejandro Nogueira, Welf Prager, Francisco Melo – vindo expressamente do Dubai –, com Marisa Marques, José Carlos Parreira, Maria Angélica, Francisco Ribeiro de Carvalho – presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética – e os cirurgiões da Clínica Europa, Francisco Ibérico Nogueira, Nuno Ramos, José Carlos Neves, Videira e Castro e Hélder Silvestre. Na cerimónia de abertura, João Oliveira Ramos, presidente do conselho de administração da Clínica Europa, afirmou a matriz cosmopolita e universalista da clínica, situada em Carcavelos, destacando a sua abertura ao mundo, à inovação, ao rigor e à excelência. Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, congratulou a unidade de saúde por esta iniciativa que “muito enaltece Cascais”, salientando que ela é uma das mais prestigiadas unidades do cluster de saúde do concelho.
O simpósio proporcionou uma importante troca de conhecimentos e uma oportunidade única para se debaterem temas de grande atualidade e controvérsia na área da cirurgia plástica e da medicina estética. Temáticas como medicina estética, rejuvenescimento cervicofacial, mamoplastia com enxerto de gordura, próteses de poliuretano versus texturizadas, lipoabdominoplastia, lipoescultura assistida com fonte de energia, gluteoplastia, contorno corporal, foram algumas das mais relevantes. Considerando o impacto e o êxito da iniciativa, Álvaro Laranjeira Santos, director clínico da Clínica Europa, comprometeu-se a organizar um novo evento no próximo ano.