CONDUÇÃO FORA DE ESTRADA
COMPANHEIROS DE AVENTURA
O BMW Explorer proporcionou a todos os seus clientes uma experiência de aventura e lazer onde foi possível confirmar as potencialidades de condução fora de estrada dos seus automóveis. O Douro foi o destino escolhido.
A região do Douro, que se distingue pelas fantásticas paisagens e terrenos naturalmente delineados para a condução fora de estrada, foi o local eleito para a realização deste evento. O calmo e sinuoso rio Douro, encurralado por íngremes encostas até onde a vista alcança, as suaves margens que mostram filas e filas de socalcos de milhares de vinhas, que seguem o contorno da montanha e formam padrões deslumbrantes. É assim a região do Douro e foi esta maravilha da natureza que os 144 participantes, que seguiam a bordo dos 62 BMW X, foram descobrir num fim de semana bem diferente, mas muito animado. Recentemente inaugurado, o Douro Royal Valley Hotel & Spa foi a unidade que acolheu os participantes. Rodeado pelas ancestrais vinhas do Douro, classificadas como Património Mundial da Humanidade, permite a cada hóspede uma relação próxima com a natureza, espelhada nas águas serenas do rio Douro, bem como um ambiente relaxante e acolhedor. Munidos de veículos com tração às duas e às quatro rodas, os participantes puderam testar trilhos de montanha, de água e também sentir o automóvel em que seguiam no asfalto.
Lugares a descobrir
Durante este fim de semana diferente houve também lugar para a cultura e os participantes tiveram a oportunidade de visitar alguns locais interessantes como a Fundação Eça de Queiroz, em Santa Cruz do Douro, que tem como ponto de partida a divulgação e promoção nacional e internacional da obra do maior nome do romance português. Os fins da Fundação Eça de Queiroz são culturais, educativos e artísticos e de promoção do desenvolvimento social, contudo, o mais importante é perpetuar a memória do escritor José Maria Eça de Queiroz, colaborando na divulgação da sua obra e promovendo o estudo da mesma, em Portugal e no estrangeiro. Um dos pontos altos do evento foi, sem dúvida, a paragem no restaurante DOC, do conhecido chef Rui Paula. O Douro é rio, aldeias e vinhedos suspensos em encostas imponentes. É vinho com denominação de origem, mas é também D.O.C., Degustação de Origem Certificada. Foi baseado nesta analogia que, em 2007, nasceu o restaurante DOC, situado na localidade da Folgosa, concelho de Armamar, na estrada marginal entre a Régua e o Pinhão, naquele que é um dos percursos panorâmicos mais belos do país. O espaço ocupa um edifício de arquitetura moderna, assente em estacas, que se prolonga ao longo de um elegante deck de madeira sobre o rio. Da autoria do arquiteto Miguel Saraiva, a estrutura fluvial inclui ainda um cais com capacidade para 15 barcos, uma garrafeira e um parque de estacionamento. Neste espaço os menus são preparados à medida das expectativas e dos objetivos do grupo. O cliente escolhe a ementa e o chef Rui Paula organiza tudo ao pormenor, acrescentando-lhe sempre um elemento surpresa, para que a comemoração seja memorável. A BMW sempre apadrinhou este tipo de ações, que de ano para ano têm tido cada vez mais adesão. Em 2015, o BMW Explorer foi uma vez mais um sucesso, o que prova que o prazer de condução de um BMW X passa também pela condução fora de estrada.