APLICAÇÕES PARA SMARTPHONES

SMARTPHONE INSTRUMENTO DE POUPANÇA

 

Conheça as aplicações para smartphone que o podem ajudar a gerir as suas despesas mensais, descobrir o posto de gasolina mais barato na sua zona ou combinar uma boleia para ir para a faculdade ou para o trabalho.

 

Para muitas pessoas, um smartphone é hoje uma extensão de si próprio. Um aparelho onde se guarda grande parte do dia a dia, onde se eternizam memórias, agendam eventos, atualizam-se informações. Um smartphone pode ser também uma importante ferramenta financeira, até porque cada vez mais é importante sabermos para onde vai o nosso ordenado e onde é que podemos poupar. O simples café diário, o jornal de fim de semana, os cromos para o filho mais novo… às vezes pequenas despesas que nem contabilizamos, mas que no final do mês somam um bolo substancial. Se souber onde gasta, no mês seguinte é mais fácil poupar. Basta descarregar as aplicações certas para gerir poupanças, facilitar investimentos, organizar a sua empresa ou simplesmente desenhar o orçamento familiar. A DECO Proteste revelou recentemente as melhores aplicações eletrónicas para ajudar os portugueses a gerir as suas finanças pessoais.

 

Para várias situações

O Spending Tracker, criado pela MH Riley, é gratuito e corre no sistema iOS. Com esta aplicação pode gerir as receitas e despesas pessoais, elaborar relatórios estatísticos semanais, mensais ou anuais, e até obter gráficos da evolução de categorias, para perceber quando o entretenimento está a ganhar terreno às despesas fixas, por exemplo. O único senão é que a aplicação está em inglês. Mas na língua de Camões pode optar, em alternativa, pelo Ebudget, criado pela Research & Design e oferecido pelo Best Bank. Não precisa ser cliente do banco e a aplicação é gratuita, tanto para Android como para iOS.  Além das operações básicas de registo e análise das despesas, permite anexar uma fotografia e a geolocalização a cada despesa. O Toshl Finance, criado pela 3fs/Toshl, é gratuito e funciona em Android, iOS, Nokia e Windows Phone. A DECO diz que está muito bem desenhado e tem funcionalidades únicas. No entanto, a versão mais avançada, que inclui, por exemplo, a possibilidade de introdução de mais do que um rendimento mensal ou definir mais do que um orçamento é paga: 19,99 dólares por ano (15 euros). Também a Minhas Despesas, criada pela Block2, custa 1,79 euros. Faz tudo o que o Spending Tracker consegue e ainda permite exportar os registos de receitas e despesas em vários formatos (incluindo Excel) e fazer cópias de segurança para o serviço Dropbox.

 

A pensar nas deslocações

Uma das despesas mensais que mais pesam no orçamento do quotidiano é aquela que se tem com o transporte. E se apanhar boleia parece ser uma prática caída em desuso, com a crise a apertar, ela volta a estar na moda. Mas em vez da habitual espera à beira da estrada de dedo estendido, as novas tecnologias permitem hoje em dia uma organização muito mais segura e eficiente. A Iride é uma aplicação móvel desenvolvida por um grupo de jovens portugueses que permite gerir essas boleias e contabilizar o custo de cada uma. Basta fazer login na aplicação, dizer se está a oferecer o carro ou à procura de quem lhe dê uma boleia, indicar o ponto de origem e o de destino, hora e data e esperar por interessados.  O preço é depois combinado entre cada uma das partes, mas a aplicação tem uma ferramenta para calcular o preço máximo justo de cada uma dessas boleias.

 

Outras sugestões

OWL Money Manager é uma aplicação gratuita, intuitiva e que permite igualmente a introdução de várias receitas e despesas e ainda a possibilidade de programar poupanças. Para os utilizadores da versão gratuita existem algumas limitações, como a recusa de utilização de uma palavra de segurança, sincronização com outros aparelhos e exportação dos dados, características que podem ser colmatadas adquirindo a versão PRO. Money Tab é uma aplicação paga, mas de apenas 85 cêntimos, que contém uma série de ícones que devem ser associados às diferentes categorias mensais das suas despesas. A partir daqui é tudo mais simples: pode elaborar tetos máximos mensais para cada uma, ver as estatísticas mensais que lhe permitem ter noção onde é que gasta mais e menos dinheiro. Permite também ter várias contas, o que dá imenso jeito se houver dois ordenados com finalidades diferentes num orçamento familiar. E como possibilita a sincronização com outros aparelhos, pode partilhar o mesmo documento entre duas pessoas. O Daily Expense permite não só adicionar as diferentes despesas mensais, como também as diferentes fontes de rendimento. Para os mais esquecidos, permite ainda acionar lembretes sobre o dia do pagamento da água, da prestação da casa ou do colégio das crianças. Além destas aplicações de gestão dos orçamentos familiares, opte também por descarregar ferramentas que lhe permitem poupanças. É o caso da Whatgas, que o ajuda a encontrar a bomba de gasolina mais próxima e com os preços mais competitivos. Basta procurar no mapa e clicar nas que ficam mais perto para ver os preços que são praticados para gasolina sem chumbo, diesel e GPL. Pode utilizá-la tanto em Portugal, como no caso de viajar para o Reino Unido, Alemanha, Irlanda e outros países. Para quem não se entende com os descontos diários que as várias lojas vão fazendo e saber sempre ao certo quanto é que vai pagar no fim, aconselhamos a Discount Calculator. Basta inserir o preço original, a percentagem de desconto, o IVA aplicado ao produto, e o Discount Calculator apresenta-lhe não só o preço final, como o valor que efetivamente poupa. Logo percebe se vale a pena deixar-se seduzir caso o desconto seja de meros cêntimos ou poucos euros. Se vai para o estrangeiro ou tem por hábito fazer compras em sites internacionais, talvez seja também importante ter noção da taxa de câmbio praticada em cada momento, para perceber se o custo do dinheiro é aquele que pensa. A aplicação Taxa de Câmbio tem uma base de dados com mais de 100 moedas e uma calculadora para fazer de imediato a conversão.