KOH SAMUI

UMA ILHA PARA EXPLORAR

Dona das praias mais idílicas da Tailândia, Koh Samui é a ilha de sonho para qualquer viajante. A invasão que começou nos anos 70 despertou a atenção para este lugar que há muito esperava pelos amantes de paisagens inesquecíveis.

 

Um pedaço de terra banhado pelas águas do oceano Índico revela uma ilha, a terceira maior da Tailândia, rica em recursos naturais, praias de areias brancas, recifes de coral e coqueiros. Situada a cerca de 700 km de Banguecoque e a 80 km da costa oriental do Sul, em pleno golfo da Tailândia, é certo que o mistério da ilha começa pelo próprio nome, sobre o qual até hoje pairam dúvidas. Muito provavelmente a árvore nativa mui, ou na designação chinesa saboey, é a verdadeira responsável, que se traduz por “porto seguro”. Sendo ou não porto seguro, os aventureiros de mochila às costas descobriram o paraíso na Terra, por volta dos anos 70. Por essa altura, andava-se a pé por entre matas para se descobrir as praias idílicas, imagens que se assemelham ao conceito de terra paradisíaca. A população que a habitava era auto-suficiente, mas ainda assim soube tirar proveito dos curiosos exploradores. O turismo tornou-se num elemento essencial à economia local. Rasgaram-se estradas, criaram-se empreendimentos de luxo e investiu-se na construção de um aeroporto, o que resultou no aumento significativo da qualidade e quantidade das infra-estruturas para receber os turistas. Considerada como a nova Phuket, Koh Samui mantém, ainda assim, os traços pitorescos que a caracterizam.

 

O crescimento de uma ilha

Como aconteceu nas ilhas mais próximas, também esta foi inicialmente habitada por pescadores malaios e também do Sul da China, já que a abundância de peixe era suficiente para a sua sobrevivência isolada. Existia assim uma fraca ligação com a Tailândia continental, que só a partir da década de 70 é que foi desenvolvida. Actualmente, Koh Samui acolhe cerca de 55 mil habitantes, sendo a sua maioria budista, o que simboliza uma hospitalidade quase sagrada. Onde antes predominavam trilhos percorridos somente a pé, que ligavam as poucas aldeias da ilha, foram criadas estradas construídas pelos próprios ha bitantes. Khun Dilok Suthiklom foi o mentor desta ideia por se aperceber da necessidade de desenvolvimento local. A partir daqui, como consequência, o turismo aumentou e trouxe consigo os investidores estrangeiros que apostaram nos resorts e bungalows de luxo. Hoje em dia, contam-se mais de 260 empreendimentos turísticos, tornando Koh Samui na segunda maior estância de negócios na Tailândia, dominada por Banguecoque. (…)