CIDADES EM DESTAQUE
Portugal esteve na mira dos turistas europeus durante este verão. Cidades como Lisboa, Porto e Faro foram as preferidas durantes os meses mais quentes. Quanto às ilhas, a da Madeira parece ser a preferida dos turistas europeus.
O potente motor de pesquisa de voos e hotéis www.jetcost.pt fez uma análise das pesquisas que foram feitas durante os meses de julho e agosto de 2017 e apurou que Lisboa foi a cidade mais procurada pelos viajantes espanhóis, britânicos, alemães, italianos, holandeses e russos e a segunda mais procurada pelos franceses. Por outro lado, o Porto foi escolhido, em primeiro lugar, pelos franceses, em segundo lugar pelos espanhóis, alemães, italianos e russos, e em terceiro pelos britânicos e holandeses. O turismo na cidade do Porto continua a crescer todos os meses, não só devido à chegada das linhas low cost como também pela fama do vinho com o seu nome e as suas famosas ruas e ruelas, que a Unesco declarou como Património da Humanidade e que se devem percorrer relaxadamente. Faro, a porta de entrada do Algarve, também está muito bem colocada, pois foi a segunda cidade mais procurada por britânicos e holandeses, a terceira por franceses, alemães, italianos e russos, e a quarta por espanhóis.
Olhar as ilhas
Quanto às ilhas, a da Madeira parece ser a preferida dos turistas europeus. Porém, esta escolha não é estranha, pois a ilha tem um clima ameno durante quase todo o ano, uma paisagem espetacular, que permite a prática de desportos aquáticos, uma gastronomia rica e variada e magníficas instalações hoteleiras. Para as preferências dos espanhóis esta ilha ocupa o terceiro lugar, e para os franceses, britânicos, alemães, italianos, holandeses e russos, o quarto lugar. Porto Santo é a segunda ilha mais procurada do arquipélago da Madeira e a sexta mais procurada pelos franceses, britânicos, alemães e italianos, estando entre as 10 favoritas dos espanhóis, holandeses e russos. Nos Açores, a ilha de São Miguel é a mais procurada e ocupa o quinto lugar na preferência dos espanhóis, franceses, britânicos, alemães, italianos, holandeses e russos, seguida das ilhas de Santa Maria e do Faial, como os destinos mais procurados. As águas transparentes desta ilha, a vegetação frondosa e as paisagens vulcânicas, aliadas à existência de novos voos diretos desde algumas cidades europeias, contribuíram para melhorar a chegada de turistas a este paraíso perdido no meio do Atlântico.