Nos últimos 10 anos, a Croácia tem vindo a apostar na revitalização da sua imagem. Este destino pretende oferecer aos turistas uma extraordinária combinação de cultura, história, gastronomia e proximidade, tudo isto a preços muito razoáveis. A conjugação de todos estes factores permitiu que o país alcançasse o topo dos destinos mais desejados pelos turistas. Os mercados estrangeiros têm incentivado este optimismo e são já inúmeros os motivos pelos quais a Croácia constitui um destino turístico de excelência.
Ainda que, geograficamente, não seja muito grande, a Croácia é um país de contrastes. Enquanto a parte continental é caracterizada por castelos e fortalezas e pelas marcas deixadas pelo Império Austro-Húngaro, na zona costeira é óbvia a influência mediterrânica (veneziana).Este país, pautado por uma variedade de culturas e de paisagens como o azul do mar Adriático, os campos de alfazema e a vegetação abundante, possui quase 1200 ilhas, ilhotas e rochedos. O clima sempre agradável e a excelente gastronomia aliam-se à hospitalidade dos seus habitantes, que recebem os turistas com um sorriso nos lábios e a simpatia de quem reencontra um amigo. A Natureza é, sem dúvida, um dos cartões-de-visita da Croácia. Para além de áreas protegidas, conta com oito parques nacionais, dos quais se destacam os de Plitvice e Krka, e 11 parques naturais, que incluem os de Medvednica e Velebit. Existem também sete locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO, entre eles o centro histórico de Dubrovnik, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, o Palácio de Diocleciano, em Split, e o centro histórico da cidade de Trogir. A gastronomia é também reflexo da influência dos povos que passaram pela Croácia e espelha a geografia do país. Na costa, delicie-se com os peixes, crustáceos e mariscos. Já na parte continental, não deixe de experimentar o leitão assado e os stukli – rolinhos de massa recheados com queijo, cozidos ou gratinados. A vinha é cultivada quer no interior quer na costa e, pela sua qualidade, os vinhos croatas são já reconhecidos a nível internacional.Aventure-se e venha conhecer esta Europa “exótica”, que conta com mais de 2600 horas de sol por ano. Para a conhecer, as opções são várias, mas se o quiser fazer de forma aventureira, pegue numa mota e percorra as muitas estradas que a compõem.
Zagreb, a capital da Croácia, encontra-se a 200 km da costa. Nela vive quase um milhão de pessoas, sendo ideal para quem gosta de arte, cultura, vida nocturna e compras. Tem como atractivos o centro histórico (cidade alta e cidade baixa), os cafés de estilo vienense, as muitas esplanadas, os clubes de jazz, os parques e o atelier que alberga a obra de Ivan Mestrovic, conhecido escritor do século XX. A poucas horas da cidade situam-se o Parque Nacional de Plitvice e a cidade de Opatja, conhecida como local de veraneio. Split, a segunda maior cidade do país, com cerca de 200 mil habitantes, situa-se na região da Dalmácia. A pouca distância de barco encontram-se as ilhas de Hvar, Brac, Solta e Vis. A sul, a riviera Makarska é conhecida pelas enseadas e praias protegidas, e também pelo palácio romano de Diocleciano.