FAENA HOTEL+UNIVERSE

3 de Janeiro de 2015

LW7032H3QPERFEIÇÃO E DESIGN

 

Em Buenos Aires, sedento de sensações, ergue-se o hotel Faena Hotel+Universe. Localizado num edifício que foi, outrora, um antigo armazém esta unidade está à sua espera como um templo de prazer.

Haverá cidade mais europeia do que Buenos Aires em plena América do Sul? Cada vez que se coloca esta questão é inevitável a sua resposta: Não há. A verdade é que os testemunhos de quem lá passa são sempre concordantes por mais pontos divergentes do mundo de que provenham. Buenos Aires, vibrante e cosmopolita, reserva em si uma cultura que muitos associam então, às cidades da velha Europa. Os porteños, gentílico que faz referência à condição portuária da cidade, estão talvez por isso, sempre de braços abertos à espera dos seus inúmeros visitantes. E perante esta imensidão cultural, entre o tango que se dança pela cidade, a arte que resiste ao tempo e o desvendar de novos artistas – vida boémia que lhe é inerente – Buenos Aires é, sem dúvida, uma das cidades mais atraentes das Américas. O rasto de história que persiste encontra-se nos bairros mais emblemáticos como a Recoleta, a avenida de bares e restaurantes rendida a uma arquitetura clássica nobre, ou Palermo, o pulmão verdejante da cidade que para além de repouso perto dos lagos e jardins, oferece igualmente a vivência do mais moderno design. Mas bem perto do seu limite, vincado pelo Rio de la Plata, sobressai o Faena Hotel+Universe, antigo armazém distribuído por sete andares edificado na Belle Époque, cuja vida foi reposta em 2004 aquando a sua fascinante transformação para unidade hoteleira, que ficou a cargo do conceituado designer Philipe Starck.

Descobrindo a unidadeLW7032H2I

Se era um armazém, a verdade é que, atualmente, esse facto pouco importa. A chamada de atenção começa pela sua fachada, uma estrutura de madeira e tijolos cuja idade secular remonta ao estilo burguês de Manchester. Perante a porta de entrada, de vidro vermelho com 10 metros de altura, tem-se uma breve alusão da experiência jovem e sensual que oferece. Mas é somente ao transpô-la que se invade a “catedral”, tão sugestivamente apelidada devido às suas janelas vestidas por cortinas aveludadas de cor dourada. Neste gesto, confirma-se a arrojada idealização de Alan Faena e a criatividade do design de Phillipe Starck espalhada por todos os pisos. Mergulhada na história e na cultura argentina, esta unidade oferece uma experiência moderna e sofisticada, que tem início logo ao cruzar a porta. No piso térreo, os sabores latinos que prevalecem nos seus diferentes espaços de restauração invadem todo o hotel. El Mercado confeciona no seu forno de barro, excelentes assados. Este recanto foi inspirado nos antigos mercados europeus e lendárias cantinas de Buenos Aires. No El Bistrô, de um branco mais puro enaltecido pelas cabeças de unicórnios pendurados nas paredes, elevam-se as refeições a uma suprema elaboração. Acedendo às escadas de granito preto, lá em baixo, por entre paredes, descansam a vasta coleção de vinhos argentinos na Adega. Despertar os sentidos, num ambiente privado e íntimo de cortinas vermelhas debruadas a dourado, só no Cabaret onde se desfruta de música ao vivo com uma acústica própria para se ouvir os ritmos latinos que ecoam pela cidade.

LW7032H2ERecantos sofisticados

O mestre Starck quis recriar verdadeiros “templos de prazer” para os hóspedes do Faena Hotel+Universe. Cada um dos 105 quartos, escondidos nos pisos superiores, estão cingidos a um ambiente romântico que faz viajar de volta à Belle Époque. Contudo, a extrema elegância que os caracteriza não impede que sejam simultaneamente confortáveis e modernos. Acomodações de dois ou três pisos; vista panorâmica como na Faena Suite que se estende para Puerto Madera; de paisagens variadas tanto para o rio ou cidade; predominância de cores quentes como o vermelho que contrasta com os brancos e pretos essencialmente visíveis em peles e veludos; casa-de-banho em mármore que em algumas suítes possuem jacuzzi, fazem com que este hotel seja um verdadeiro luxo para o seu descanso. Primar por boas sensações e fazer com que o hóspede se sinta plenamente relaxado, não é só prioridade dos aposentos. O indispensável Faena Spa pretende fazer com que a experiência desta unidade hoteleira seja impar. Com uma ampla oferta tanto de tratamentos como de atividades, o spa debruça as suas especialidades para o corpo e para a alma.

LW7032H2TMomentos extras

Antes de se entregar ao Faena Spa ou até mesmo de descansar na suíte, há outros espaços do hotel que também merecem a sua atenção. Bem ao ar livre, ao sabor do tempo caliente de Buenos Aires, as espreguiçadeiras que envolvem a piscina convidam a aproveitar o sol entre alguns mergulhos, massagens para os pés e ainda, com direito a sumos naturais ou bebidas exóticas. Contudo, se pretender gastar alguma energia, a Academia está á sua espera. Com uma oferta variada, pode optar por aulas privadas com um personal trainner, frequentar aulas de tai-chi ou ioga, bem como terminar os planos de exercícios na sauna ou hamman.  As apresentações do hotel estão quase terminadas, no entanto, não está completo sem referir o Librabry Lounge. Inspirado nas grandes salas de estar das fazendas tipicamente argentinas, aqui descobre-se um clima aconchegante e descontraído. Que fique registado, não falta a hora do chá inspirada no tradicional chá inglês combinado com as delícias locais entre pastelaria e biscoitos. Já à noite, aparenta ser um lugar totalmente novo ao ser invadido por um clima de festividade ao som do piano e ainda, com as sensações concebidas pelos bartenders. Argumentos não faltam para concluir que o Faena Hotel+Universe é sem dúvida, um universo de sensações, um templo de prazer, uma catedral de descanso que dará “buenos aires” aos seus dias.



Categoria: Unforgettable Hotels, Unforgettable Hotels

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image