CAUDALIE

10 de Julho de 2015

IMG_1654UMA HISTÓRIA DE AMOR NASCIDA NAS VINHAS

20 ANOS AO SERVIÇO DA BELEZA

Quando, em 1993, Mathilde e Bertrand Thomas se encon­traram casualmente com o professor Joseph Vercauteren na propriedade vinícola dos pais de Mathilde, no Château Smith Haut Lafitte, perto de Bordéus, estavam longe de imaginar a história de sucesso que acabava de nascer. Fala­mos da Caudalie, um verdadeiro êxito.

Tudo começou com um comentário do professor Vercauteren, um cientista da Universidade de Bordéus, quando este visitou a propriedade vinícola dos pais de Mathilde, no Château Smith Haut Lafitte, durante as vindimas. Ao ver que se deitavam fora todas as grainhas de uva antes da vinificação, comentou: “Estão a deitar fora um tesouro.” E justificou esse comentário dizendo que se alguém fosse capaz de estabilizar os polifenóis daquelas grainhas, teria em mãos um cosmético antienvelhecimento capaz de combater eficazmente os radicais livres. Mathilde e Bertrand Thomas, recém-licenciados em Gestão de Empresas, já ambicionavam criar um negócio seu e sorriu-lhes a ideia de associar ao seu sonho o professor Vercauteren, desafiando-o a descobrir uma fórmula para a estabilização dos polifenóis de uva. A fórmula foi conseguida e a patente registada, dando origem, em 1995, à criação da marca Caudalie*. Com base nesta fórmula, foram lançados dois cremes de rosto e suplementos alimentares, comercializados apenas na região de Bordéus. Seguiu-se um contrato de pesquisa assinado com a Universidade de Bordéus, incorporando a sua própria equipa de investigadores sob a direção de Vercauteren. A partir daqui alargaram a distribuição, criaram novos produtos e partiram à conquista do mundo e do sucesso.

Uma propriedade importante020614_3546

Situado cerca de 20 km a sul de Bordéus, em Martillac, o Château Smith Haut Lafitte está rodeado pelas vinhas que dão o nome a um dos melhores vinhos franceses. É aqui que se encontra Les Sources de Caudalie, um luxuoso hotel de charme onde se situa o primeiro spa da marca. Mathilde e Bertrand idealizaram este espaço desde o início e a descoberta de uma fonte termal de água quente no próprio local ajudou-os a tornar o sonho realidade. Utilizando todos os benefícios revitalizantes desta água de nascente e associando-os aos extratos da uva e da videira, foi possível criar o primeiro spa de vinoterapia. Produtos de topo. Em 2001, a Caudalie registou a patente do Resveratrol de videira, uma molécula com propriedades antienvelhecimento, já utilizada nos primeiros produtos, que é ainda hoje exclusiva da marca e que foi objeto de importantes publicações científicas, além de estar atualmente integrada num projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Genética da Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Durante muitos anos, as mulheres que vindimavam constatavam que a seiva das videiras tinha um efeito benéfico sobre a pele das mãos. Este facto levou o professor Vercauteren a estudar as propriedades dessa seiva e da molécula que incorporava – a viniferina. Daqui nasceu a terceira patente da Caudalie, que daria origem à linha Vinoperfect e a um produto que se tornou líder de mercado: o Sérum Luminosidade Antimanchas. Para Mathilde Thomas, o lançamento de Premier Cru em 2009 foi um momento-chave em matéria de formulação. Tratava-se de um produto inédito que tinha a particularidade de conjugar as três patentes da marca (polifenóis de grainha de uva, resveratrol e viniferina), um excecional produto antienvelhecimento. A Caudalie foi uma marca precursora ao decidir, em 2006, que todos os produtos seriam produzidos com ingredientes naturais e respeitadores do ambiente. Foi a primeira marca a eliminar os parabenos das suas fórmulas, assumindo como base de conduta o que designou por “Cosm’Ética”.

HERZOG Andréa (1)Outros mercados

A implantação da marca nos Estados Unidos revelava-se difícil e a opção seria desistir ou conhecer a fundo o mercado americano. O espírito empreendedor de Mathilde e Bertrand Thomas levou-os, em 2011, a instalarem-se em Nova Iorque com a família, embora mantendo, em Paris, a sede da empresa. Estes últimos anos de expatriação permitiram-lhes não apenas um bem-sucedido dinamismo no mercado americano, mas, sobretudo, um olhar sobre a marca com um saudável distanciamento, decisivo para o sucesso de Caudalie a nível mundial. Nos Estados Unidos, a Caudalie mobiliza novos investigadores com os quais se dão passos importantes em matéria de formulação. Decorre neste momento o processo de lançamento de novos produtos baseados no resveratrol de videira, que estarão no mercado português já no próximo outono.

A Cosm’ÉticaHERZOG Andréa (4)

O compromisso ecológico da Caudalie é vivido na empresa como um leitmotiv incontornável. Faz agora 20 anos que a Caudalie começou a extrair da vinha toda a essência do seu desenvolvimento, baseado numa verdadeira “reciclagem” de tudo o que a videira e a uva têm para oferecer de melhor ao serviço da beleza da pele. O compromisso ecológico da marca passa pelo recurso a ingredientes naturais, obtidos de agricultura biológica ou sustentável, pela eliminação total de parabenos, de óleos minerais, de parafina ou de corantes sintéticos. No laboratório e no centro logístico da Caudalie está patente todo o esforço de limitar o impacto ecológico da produção, existindo dois postos de reciclagem para reduzir os detritos e o consumo de matérias-primas. Em 2012, a Caudalie tornou-se membro da associação “1% for the Planet”, passando a reverter 1% da sua faturação anual para associações ambientais. Daqui nasceu o apoio à Coeur de Forêt, de que resultou a plantação de 200 mil árvores na região do Alto Huayabamba, nos Andes peruanos; o apoio à associação brasileira Nordesta, com a qual desenvolveu um trabalho de reflorestação e a reintrodução de abelhas endémicas, para estimular a polinização na zona amazónica de Gilbués; mais recentemente, o apoio à WWF para a reflorestação da ilha de Sumatra e para preservar os corredores ecológicos necessários às espécies ameaçadas de elefantes, orangotangos e tigres.

IMG_1599As boutiques spa CAUDALIE

Passados 17 anos sobre a criação do Spa Vinothérapie®, no Les Sources de Caudalie, em Martillac, Mathilde e Bertrand abrem um novo capítulo na história da marca com a abertura da primeira boutique-spa em Bleecker Street, Nova Iorque. Nos últimos anos surgiram algumas boutiques spa Caudalie em todo o mundo, reeditando, em modo urbano, o paraíso de Les Sources de Caudalie. A nobreza da madeira de carvalho e do mármore conjugam-se com as imagens de vinhas que decoram as paredes. As fotografias retratam a história da marca e as suas descobertas científicas. Bem ao centro, o Bar Beauté Barrique convida a descobrir e a testar os produtos. As cabinas de tratamento, espaçosas mas intimistas, são pensadas para mimar os sentidos pelas mãos de vinoterapeutas, bem preparadas, que providenciam rituais inspirados em protocolos-assinatura da marca adaptados ao ritmo urbano.

Os spas CaudalieHERZOG Andréa

“Foi em Bordéus que tudo começou e é lá que se encontram as nossas raízes. Ao explorar este terreno, descobrimos uma nascente de água quente a 500 metros de profundidade. Tirámos partido de todos os seus benefícios revitalizantes, associando-os a extratos de vinho e de uva de forma a elaborar tratamentos únicos. Foi assim que criámos o primeiro Spa Vinothérapie® em 1999.” (Mathilde Thomas). Les Sources de Caudalie (traduzido à letra – As Nascentes de Caudalie) foi o primeiro spa Caudalie e cumpre literalmente o papel do seu próprio nome servindo de modelo e de inspiração para os spas em diversos países com a assinatura da marca. O ambiente requintado dos gabinetes de tratamentos, a combinação de materiais nobres, nomeadamente a madeira e a pedra, estão em perfeita harmonia com os vinhedos em volta. São tratamentos únicos no mundo, que conciliam as vantagens da água quente termal, rica em minerais e oligoelementos, com as mais recentes descobertas científicas sobre os benefícios da uva e da videira. As vinoterapeutas proporcionam tratamentos de que destacamos a esfoliação Crushed Cabernet, a massagem Pulpe Friction, o envolvimento Mel e Vinho, o Banho de Barrica ou ainda o tratamento de rosto Vinosource com uva fresca. A partir deste know-how único nasceram numerosos produtos de culto, com texturas e rituais glamorosos, como os óleos de noite, as máscaras, os concentrados adelgaçantes ou ainda a Tisana Bio Drenante. Situados em lugares excecionais, os spas Vinothérapie® Caudalie estendem-se progressivamente pelo mundo, mas sempre nos locais mais exclusivos.



Categoria: Sem categoria

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image