O ABOCANHADO

4 de Agosto de 2016

Imagem1GASTRONOMIA DE TOPO

Localizado em Brufe, o restaurante O Abocanhado recorda que os sabores de antigamente estão bem vivos. Delicie-se com as propostas apresentadas e desfrute.

Situado na aldeia de Brufe, a cerca de 12 km da sede do concelho, Terras de Bouro, O Abocanhado encontra-se a uma altitude de aproximadamente 800 metros. O edifício construído de raiz, num exercício (reconhecido) de integração na paisagem, é hoje mais um socalco na vertente da serra Amarela, de onde se pode usufruir de toda a profundidade do vale do rio Homem. O restaurante foi inaugurado em dezembro de 2002, tendo como mentores um casal do Porto, que desde há muito se apaixonou pela autenticidade e ruralidade da aldeia de Brufe. O seu nome deriva da expressão “o tempo abocanhou” ou “neste bocanho”, comumente usada pelas gentes de Brufe, que significa que o tempo aliviou, deixou de chover ou nevar, algo frequente nestas terras altas sujeitas a invernos rigorosos. A valorização das matérias-primas da região, a utilização e formação de mão de obra local e a hospitalidade têm sido os princípios que, desde início, têm orientado todo o trabalho. Para além disto, os responsáveis pelo espaço têm implementando boas práticas ambientais, a nível da gestão adequada dos resíduos produzidos, poupanças energéticas e proteção dos recursos paisagísticos. Por tudo isto, é possível juntar neste espaço uma gastronomia autêntica, numa envolvência rural e com uma paisagem única.

Propostas saborosasIMG_3409

De entre as propostas presentes no menu, destaque para pataniscas, mexidos de alheira, cogumelos salteados, prato de rojões, tábua de enchidos, tomate com mozarela, morcela com legumes, sopa de lavrador, cabrito assado no forno, pá de veado/javali estufada, garnisé estufado com Porto, pá de porco assada com puré de maçã, posta à Abocanhado, costeleta da serra Amarela, lombo grelhado, bacalhau com migas, tibornada de bacalhau, bacalhau à Brás e flan de salmão. No que às sobremesas diz respeito, destaque para pudim de ovos, pudim abade de Priscos, pudim de coco com ameixas, mousse de chocolate, doce da casa, pera bêbeda, requeijão com doce de abóbora, tarte de maracujá, fatia de queijo e fruta variada.



Categoria: Reservar

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image