DOC

6 de Abril de 2016

RUI_PAULA_DOC_PAN_070710_0001SABORES COM ASSINATURA

Edificado num local de uma enorme beleza, que mistura a magnificência dos montes de xisto cobertos de vinha com a quietude do rio Douro e a pacatez das aldeias ribeirinhas, o restaurante DOC do chef Rui Paula torna cada refeição um momento único e especial. Venha descobri-lo.

O Douro é feito de rio, de aldeias e vinhedos suspensos em encostas imponentes. É vinho com denominação de origem, mas é também D.O.C., Degustação de Origem Certificada. Baseado nesta analogia, surgiu em 2007 o restaurante DOC. Situado em Folgosa, concelho de Armamar, na estrada marginal entre a Régua e o Pinhão, naquele que é um dos percursos panorâmicos mais belos do país, o restaurante ocupa um edifício de arquitetura moderna, que se encontra assente em estacas, e que se prolonga ao longo de um elegante deck de madeira sobre o rio. Da autoria do arquiteto Miguel Saraiva, a estrutura fluvial inclui ainda um cais com capacidade para 15 barcos, uma garrafeira e um parque de estacionamento. O DOC não privilegia apenas os visitantes individuais, está também aberto a receber grupos, já que dispõe de um espaço generoso, com uma ampla sala e uma extensa esplanada aberta para o Douro. A sala tem capacidade para 110 pessoas e a esplanada para 60. Grupos empresariais, associações, ou simplesmente grupos de amigos, todos encontram no DOC um lugar especial para os seus eventos. Os menus são preparados à medida das expectativas e dos objetivos do grupo. O cliente escolhe a ementa e o chef Rui Paula organiza tudo ao pormenor, acrescentando-lhe sempre um elemento de surpresa, para que a comemoração seja inolvidável. A matriz criativa dos pratos de Rui Paula centra-se na utilização de produtos genuínos da tradição culinária portuguesa com recurso a técnicas e conceções modernas. O chef busca incessantemente novas nuances que valorizem os aromas, os sabores e as texturas dos produtos. A sua culinária está ligada a sensações e memórias antigas, despertando os sentidos e estimulando o prazer de comer. É uma cozinha de inspiração transmontano-duriense a que o chef confere um cunho muito pessoal e totalmente contemporâneo.

Iguarias singularesRUI_PAULA_DOC_070710_0504

Privilegiando sempre a utilização dos produtos DOC e DOP, Rui Paula reinventa a forma de confecionar e apresentar os milhos, o cabritinho, o porco bísaro e a vitela maronesa ou barrosã. Na estação própria, os pratos de caça fazem igualmente parte das suas propostas, onde não faltam a castanha, os enchidos e os cogumelos silvestres. Na ementa há lugar também para o polvo e para o bacalhau, entre outros produtos do mar. Rui Paula trabalha o peixe de forma surpreendente, conjugando-o com risottos, açordas variadas e legumes saborosos, sem que nenhum dos produtos perca o seu sabor original. O azeite selecionado, as ervas biológicas, o pão e o vinho de qualidade complementam a excelência das suas propostas.

Restaurante vínico

Desde o primeiro dia que o DOC se assumiu como um restaurante vínico, funcionando como uma espécie de sala de provas e de degustação dos vinhos durienses. A carta de vinhos contém todos os grandes néctares que se produzem no Douro, desde o mítico Barca Velha ao mais exclusivo e raro vinho do Porto. Com 645 referências, é o mais completo repositório do que de melhor se produz na região, uma verdadeira montra vínica do Douro. Só não é totalmente exclusiva da região porque não foi possível deixar de fora grandes vinhos do mundo, como o champanhe, nem ignorar as regiões vizinhas do Douro, como o Dão ou os vinhos Verdes, cujas fronteiras se entrecruzam na geografia e em memórias e tradições comuns. É assim o restaurante DOC, um lugar especial que, certamente, não esquecerá.



Categoria: Reservar

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image