URNAS ECOLÓGICAS

10 de Maio de 2016

GI18032016JORGEAMARAL023VIDA DEPOIS DA VIDA

A par dos impostos, a morte é, inevitavelmente, um aspeto para o qual não há escapatória possível. Então, se assim é, que tal ficar a par das alternativas que a modernidade nos trouxe, para que até na hora de deixar este mundo possamos ser amigos do ambiente? Descubra as urnas ecológicas da SigmaPack e decida que árvore quer ser depois de morrer.

Para muitos povos da Antiguidade, babilónios, egípcios, astecas e tantos outros, a árvore sempre foi símbolo da imortalidade. Recuperando essa ideia, a empresa portuguesa SigmaPack lançou, recentemente, um produto que permite que, depois de morrer, possa ter as suas cinzas transformadas em árvore. Carvalhos, faias, pinheiros, gingkos, cemitérios que se transformam em florestas. Conhece melhor forma de retornar à vida do que por meio da natureza? Já pensou quantas árvores são precisas abater para se construir um caixão comum? Nós dizemos-lhe, são precisas duas árvores, e se, em vez de “matar” essas duas árvores, pudesse, com uma só árvore, fazer 100 urnas? Nuno Gonçalves, de 43 anos, mentor da apresentação de urnas ecológicas biodegradáveis em Portugal, vinha, há já cerca de oito anos, a pensar sobre este assunto. Tendo-se dedicado, anteriormente, ao negócio das embalagens, onde aprendeu tudo sobre materiais, enchimento e logística – tão úteis também neste universo fúnebre –, Nuno sonhava com um produto inovador. Surgia, assim, em 2014, a SigmaPack, a primeira empresa portuguesa a oferecer uma solução de urnas ecológicas biodegradáveis.

O ritual fúnebreGI18032016JORGEAMARAL019

O ritual fúnebre inclui uma urna clássica – de aspeto luxuoso, embora feita da compactação de restos – a envolver a Restbox. No fim apenas é cremada a urna ecológica biodegradável interior, enquanto a porta-Restbox fica livre para ser usada noutros funerais. Com as urnas Bios, um produto que a SigmaPack conheceu em Barcelona e que custa 103 euros online, é possível optar por guardar as cinzas do ente querido numa urna à base de turfa, casca de coco e celulose, com uma semente à escolha, que pode originar uma árvore. Embora ainda não seja possível plantar estas árvores em qualquer lado, a verdade é que poderá fazê-lo no seu jardim ou até mesmo deixar que cresçam dentro de casa. Se receia não ter aptidão para a jardinagem, saiba que pode solicitar à SigmaPack que lhe germine a semente em terreno próprio e entregue a arvorezinha pronta a vingar. Cuidar de uma planta com amor, enquanto recorda o seu ente querido é sem dúvida preferível ao vazio da perda.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image