POUSADA PALÁCIO DE ESTOI

7 de Abril de 2015

FACHADAAMBIENTE DE QUALIDADE

 

Num projeto da responsabilidade do arquiteto Gonçalo Byrne, a Pousada Palácio de Estoi foi concebida com o intuito de oferecer aos hóspedes um ambiente de qualidade superior.

 

Estoi é uma pequena aldeia situada entre São Brás de Alportel e Faro. O visitante desta magnífica localidade da serra algarvia não procura certamente as praias, mas sim toda uma riqueza arquitetónica de um património nacional incontornável. Parte da história de Estoi deve-se a uma personalidade local, José Francisco da Silva, um grande proprietário rural com uma fortuna consolidada. Foi também um político relevante, chegando a chefe do Partido Progressista e governador civil. No seu testamento, contemplou o povo necessitado da sua aldeia com o hospital civil, a Misericórdia de Beja e, em Estoi, a junta de freguesia, a quem deixou dinheiro e terreno para construção de um edifício próprio para albergar a escola primária. Entre as típicas casas algarvias, de ruas floridas, encontra-se um palácio de estilo Rococó que parece retirado de uma história de reis e rainhas. Surgido da ideia de um nobre local, Fernando Carvalhal de Vasconcelos, filho de Francisco José de Carvalhal e Vasconcelos (proprietário da Casa das Açafatas, em Faro), o imóvel foi adquirido, anos mais tarde, por José Francisco da Silva. O palácio conta com magníficos jardins com laranjeiras e palmeiras, que condizem com o seu alegre estilo. O terraço inferior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos, a Casa da Cascata, no interior da qual se encontra uma cópia de As Três Graças, de Canova. O terraço superior, o Patamar da Casa do Presépio, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos retratando cenas pastorais. No exterior, uma piscina e jardins ao estilo de Versalhes ocupam parte duma propriedade com cerca de quatro hectares, perto das ruínas de Milreu. Pela sua beleza e importância, o Palácio de Estoi foi classificado, em 1997, como Imóvel de Interesse Público.

Um palácio do século XVIIIDETALHE

A luxuosa Pousada Palácio de Estoi, membro da prestigiada brand Small Luxury Hotels of the World, surgiu a partir da recuperação do antigo palácio do século XVIII, num projeto da responsabilidade do arquiteto Gonçalo Byrne. Este hotel conta com um Health Club equipado com banho turco, sauna, duche tropical, bem como piscina interior aquecida, com hidromassagem. A pousada foi concebida com o intuito de oferecer aos hóspedes um ambiente de qualidade superior na zona mais resplandecente do país. Assim, cada quarto é amplo e dispõe das mais modernas facilidade. As acomodações dos pisos superiores possuem varanda privativa, de onde é possível observar a cidade de Faro e o oceano. Todas as áreas da unidade envolvem os visitantes num ambiente de luxo e guardam verdadeiros tesouros da nossa história. No exterior, os jardins implantados em socalcos revelam a inspiração no traçado francês e italiano. A piscina exterior oferece descanso, a par de uma vista relaxante. Os magníficos jardins completam o conjunto ideal para repousar e desfrutar. As antigas cavalariças do palácio foram convertidas em vários espaços aptos para receber reuniões e eventos. Orlando Araújo é o diretor desta magnífica pousada.

2Gastronomia distinta

O restaurante O Visconde situa-se na pousada e a entrada é feita pela antiga cozinha. Inserido numa região com grandes tradições gastronómicas, podemos encontrar aí um conjunto de especialidades algarvias, incluindo peixe e marisco frescos, bem como pratos confecionados com grão-de-bico. Toda a carta é inspirada na cozinha portuguesa e exibe de forma genuína a arte de bem comer. A não perder os doces do Algarve, confecionados com figos e amêndoas cultivados no próprio local. O espaço apresenta uma decoração moderna, para contrastar com o antigo edifício, bem como uma atmosfera acolhedora, e possui um vasto conjunto de serviços para oferecer aos clientes. Conhecer a Pousada Palácio de Estoi é uma viagem pela agradável combinação entre os elementos clássicos, barrocos e contemporâneos, que com certeza serão uma experiência memorável.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image