POUSADA DO CRATO

10 de Março de 2015

DSC_0064AMBIENTE CONVENTUAL

 

Localizada em pleno Alto Alentejo, a Pousada do Crato, membro da prestigiada cadeia Small Luxury Hotels of the World, está instalada no antigo Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa. Neste imponente mosteiro medieval, que pertencia à Ordem Religiosa Militar de Malta, ainda se respira todo o misticismo da história guardada nas espessas paredes de pedra. Aceite a nossa sugestão e parta à descoberta.

 

No início do século XII, foi introduzida em Portugal a Ordem do Hospital, atualmente conhecida por Ordem de Malta. Esta foi criada para dar assistência aos peregrinos em romaria pela Terra Santa e, mais tarde, tornada ordem militar. Um século mais tarde, a sede portuguesa da Ordem instala-se na Vila do Crato, que se tornou assim na cabeça do priorado. O seu mestre era, então, frei Álvaro Gonçalves (pai do Condestável Nuno Álvares Pereira) e é a ele que se deve a edificação do Mosteiro de Flor da Rosa. Ao longo dos anos, o complexo da Flor da Rosa foi sofrendo várias campanhas de obras. A área do Paço e a zona do mosteiro-fortaleza foram adaptados e deram origem à Pousada do Crato, que foi inaugurada em 1995. Com pouco mais de 300 habitantes, no Crato predomina a pacatez da sua arquitetura popular com destaque para a olaria tradicional, utilitária na sua essência, mas também famosa pela sua hábil conjugação de duas características proeminentes: a frescura e a impermeabilidade. Pertencente ao segmento Pousadas Históricas Design, esta pousada é um excelente exemplo da recuperação de um edifício histórico aos tempos modernos, sem perder o ambiente conventual, calmo e tranquilo. Com um projeto arquitetónico da responsabilidade do arquiteto português Carrilho da Graça, aqui encontramos um conjunto de edifícios construídos em épocas distintas, como o Paço acastelado gótico, uma igreja gótica manuelina e ainda compartimentos conventuais renascentistas e mudéjares. Nuno Godinho é o diretor desta unidade e é ele que comanda todas as operações.

Descobrir os espaçosDSC_0005

A Pousada do Crato conta com 24 quartos, sendo que três destes ficam situados na torre do mosteiro, oferecendo aos hóspedes todo o conforto da hotelaria moderna. Os quartos da zona do convento são todos diferentes na forma e no feitio, mas têm um elemento comum: o charme e o conforto. Na ala nova, os aposentos são amplos e luminosos, com uma decoração moderna. Aqui, predominam as cores acolhedoras e o mobiliário de madeira escura. A suíte, existente na torre de menagem, é realmente espetacular. Este quarto de sonho apresenta paredes de pedra e é um dos quartos mais medievais da pousada. Remodelado recentemente, oferece grande conforto e uma decoração luxuosa. É o local perfeito para passar uma noite digna de reis. No exterior, existe uma piscina, com um terraço soalheiro, que permite que os hóspedes desfrutem de um momento calmo e refrescante para repor as energias, ouvindo os sons da planície alentejana. Neste importante monumento gótico nacional respira-se, em cada canto, o espírito dos tempos medievais.

Gastronomia rica

A riqueza da gastronomia alentejana não poderia faltar e no restaurante da pousada descobrem-se iguarias irresistíveis. De entre os pratos existentes, destaque para pezinhos de coentrada, coentrada de cação ou ensopado de borrego. Estes pratos, acompanhados de um belo vinho da Região do Alentejo, são um autêntico hino aos prazeres da vida. Situado na parte antiga do edifício, o restaurante da Pousada do Crato tem uma vista privilegiada para os jardins. A sua decoração minimalista e a oferta gastronómica, que tem por base a cozinha tradicional alentejana, faz deste espaço o sítio ideal para refeições de lazer ou até de negócios.

DSC_0075Atividades em destaque

Embora a unidade ofereça todas as possibilidades para que possa passar um dia repleto de atividades, nas imediações da pousada encontra diversas atividades que não vai querer perder. Destaque para a possibilidade de praticar caça, desportos náuticos na Barragem de Montargil ou ténis. A pesca e os passeios a cavalo, bem como os espetáculos de falcoaria, estão também disponíveis. Não deixe ainda de visitar o Miradouro da Penha na serra da Penha, onde se descobre uma belíssima capela do século XVII e a Coudelaria de Alter do Chão.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: