POUSADA DE LISBOA

5 de Junho de 2015

fachada 1UM LUGAR COM HISTÓRIA

No Terreiro do Paço, ou Praça do Comércio, um ponto histórico da cidade Lisboa, nasce agora uma nova Pousada de Portugal. O edifício pombalino na ala ocidental da praça, que foi outrora casa do Ministério da Administração Interna e esquadra de polícia, depois da obra de reabilitação e de renovação orçada em cerca de 9 milhões de euros, promete espaços históricos de luxo.

Local histórico de relevo ímpar, o Terreiro do Paço ou Praça do Comércio foi o ponto onde durante séculos desembarcavam as naus com mercadorias. Após o Terramoto de 1755, foi o marquês de Pombal que deu a ordem de reconstrução desta praça e de praticamente toda a cidade de Lisboa. Atualmente, este é um dos locais mais emblemáticos da cidade, a partir do qual existem várias saídas que permitem visitar o resto de Lisboa, passear à beira-Tejo, ou mesmo atravessar a margem do rio. Se foi no Castelo que Lisboa nasceu, foi a partir do Terreiro do Paço que ela se expandiu. A Rua Augusta é a artéria principal que une a Praça do Comércio à belíssima Praça do Rossio. É exatamente aqui, na Praça do Comércio, que vai abrir portas a nova Pousada de Lisboa, Pestana Monument Hotel, membro da Small Luxury Hotels of the World. O imponente edifício que em tempos albergou o Ministério da Administração Interna e ainda uma esquadra de polícia, sofreu uma reestruturação de um dos grupos hoteleiros mais ligados à reabilitação e renovação de espaços de valor histórico e cultural em Portugal, o grupo Pestana. Na decoração da Pousada de Lisboa, sobressaem algumas obras do Museu da Cidade, que estavam em armazém, designadamente peças feitas para a exposição Mundo Português nos Anos 40, e também elas tiveram de ser recuperadas. As réplicas dos painéis de São Vicente revestem o pátio central da pousada, agora com chão de calçada portuguesa. Por baixo deste pátio está a muralha fernandina. Salienta-se também uma espetacular réplica da estátua equestre de D. José I existente na Praça do Comércio.

Acomodações de toposuite 1

A nova Pousada de Lisboa inclui 90 quartos, divididos por Classic, Superior, Deluxe, Duplex e Suites, com vista para o rio. Todas as acomodações contam com uma decoração discreta mas elegante, que não distrai os hóspedes do melhor que o quarto tem para oferecer, a magnífica vista. Destaque para a suíte presidencial, que ocupa o espaço que foi em tempos o gabinete de Salazar. Nesta suíte o peso da história acompanha-nos, e se aquelas paredes pudessem falar, certamente teriam muito para contar. A decoração, sóbria e despretensiosa, recorda-nos, a cada instante, que aquele espaço foi já um importante escritório, onde foram tomadas decisões de extrema importância. Para deleite dos hóspedes, existem também spa, piscina, sauna, sala de tratamentos e fitness center.

patio int 2Espaços diferentes

Estão ainda disponíveis na unidade dois bares, bem como um restaurante, no piso térreo, com capacidade para 80 lugares e com vista para a deslumbrante praça do Terreiro do Paço. Na carta, da autoria do chef Tiago Bonito, pode encontrar vários pratos típicos da gastronomia tradicional portuguesa. Aqui, o objetivo é oferecer verdadeiras iguarias da cozinha tradicional portuguesa, todas com um toque de modernidade e sofisticação. O pátio interior é talvez um dos espaços mais interessantes da unidade. Aqui serão servidos, todos os dias, os pequenos-almoços. Graças à sua cúpula amovível, este é o espaço perfeito para a realização de todo o tipo de cocktails e receções, entre outros eventos. E porque não juntar trabalho com prazer, tendo à disposição salas de reunião, integralmente equipadas e com disposições variadas, dependendo da necessidade? A Sala Terreiro do Paço, por exemplo, ajusta-se para albergar 143 pessoas nos seus 137 metros quadrados. O Salão Nobre, onde uma equipa especializada levou um mês a revestir o teto e as paredes com folha de ouro, é o ex-líbris da unidade. Com 168 metros quadrados e uma disposição adaptável, tem capacidade para 154 pessoas. Aqui, onde funcionará uma sala de estar, será mantida a mesa onde Salazar se reunia com os ministros, numa clara alusão à nossa história recente. Num espaço distinto, onde modernidade e tradição se juntam, o peso da história fala mais alto para lhe proporcionar uma verdadeira viagem no tempo. Desfrute desta jornada.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: