COMBOIO HISTÓRICO DO DOURO

5 de Maio de 2017

RÉGUA - LIVRO - 2007 - COVELINHASENCANTOS DA LINHA DO DOURO

Para quem visita a região do Douro, conhecer o percurso à beira-rio no seu comboio histórico é uma opção obrigatória. Entre 3 de junho e 29 de outubro, o comboio vai circular entre a Régua e o Tua, numa campanha de 50 viagens.

A beleza da região vinícola do Douro é já sobejamente conhecida e, inteiramente, justificada. O que a natureza e o esforço humano criaram em conjunto no Douro tem sido complementado, nos últimos anos, pelo desenvolvimento turístico da região, em particular no que toca ao enoturismo. Bem conhecidos também são os encantos da Linha do Douro. Cativando quer o público em geral, quer os amantes de viagens de comboio, esta linha tem como ex-líbris o seu comboio histórico. O programa de lazer de que é protagonista arrancou no final da década de 1990 e a edição de 2016 ficou marcada pelo regresso da locomotiva a vapor, que foi alvo de uma intervenção inovadora, visando substituir a tração a carvão pelo diesel. No ano passado foram transportados 9152 passageiros, numa ocupação média de 218 passageiros por comboio. Para 2017 estão previstas mais viagens, num total de 50 circulações, entre 3 de junho e 29 de outubro. Haverá circulações em todos os fins de semana durante este período (22 sábados e 22 domingos) e ainda em cinco quartas-feiras (de 2 a 30 de agosto) e uma terça-feira (15 de agosto).

 

Uma viagem a não perderComboio histórico (7)

A locomotiva a vapor, que puxa cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, parte do Peso da Régua, distrito de Vila Real, e segue até ao Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, numa viagem com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO. E ninguém fica indiferente ao Comboio Histórico do Douro. São muitos os que acenam à sua partida ou à sua passagem por estações e apeadeiros. Pelo meio da viagem, o comboio para na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine House. Durante todo o trajeto a animação é assegurada por um grupo de cantares regionais, havendo ainda tempo para uma degustação de vinho do Porto e distribuição de rebuçados da Régua.

Comboio histórico (3)Melhoramentos necessários

Em 2013, a CP decidiu retirar a locomotiva a vapor da campanha do comboio histórico para proceder à sua adaptação às exigências ambientais do século XXI e tornar o comboio mais eficiente do ponto de vista operacional e energético, o que teve reflexos na sua sustentabilidade económica. A nova caldeira é uma reprodução da original e permite um funcionamento com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio. Percorrer a Linha do Douro no comboio histórico da CP é como fazer uma viagem ao passado. Num percurso à beira-rio, marcado pela beleza da paisagem, a locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e as cinco carruagens históricas percorrem a distância que vai da estação da Régua à do Tua, numa viagem única ao passado. Os preços variam entre os 42,50 e os 77,50 euros.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image