CIDADES A VISITAR

3 de Março de 2017

Aarhus 1DATAS A CELEBRAR

Para que possa começar já a planear as suas próximas viagens, selecionámos algumas cidades que têm muito para oferecer neste ano de 2017. Aventure-se e boa viagem!

Aarhus (Dinamarca)

Aarhus é a segunda maior cidade da Dinamarca e uma das capitais europeias da Cultura em 2017. A cidade programou mais de 350 atividades, metade delas gratuitas, entre ópera, teatro, dança, música, literatura, desporto e até gastronomia. A cidade investiu em novos espaços, como o Museu ARoS, o complexo habitacional Iceberg, com a sua reinterpretação das docas Dokk1, ou o facelift do seu centro histórico. Sob o lema “Vamos repensar,” e com o objetivo de inspirar a diversidade e a sustentabilidade, Aarhus preparou um programa com um orçamento inicial de 61 milhões de euros.

Huelva (Espanha)Huelva 2

Huelva é a Capital Espanhola da Gastronomia em 2017, sendo a quinta cidade a receber esta nomeação e a primeira à beira-mar. Esta distinção representa o reconhecimento da gastronomia com inspiração nos produtos do mar, uma homenagem aos produtos que todas as manhãs chegam aos mercados de peixe – o peixe e o marisco. O presunto de Jabugo e os enchidos da Serra não podem ser esquecidos, entre outros produtos da província. Foi preparado um programa de atividades que visa promover o destino Huelva.

Cardiff 1Cardiff (Reino Unido)

Esta cidade galesa vai receber a final da Champions League de 2017 a 3 de junho. O principal evento futebolístico europeu a nível de clubes terá lugar no Estádio Millennium, um polivalente e impressionante local, com teto retrátil. A poucos metros do Estádio Millennium situa-se o Castelo de Cardiff, construído em 1091 e reformado durante a era vitoriana. Também se podem visitar as elegantes galerias comerciais da mesma era, com lojas e cafés atrativos.

Paphos (Chipre)Paphos 2

Paphos vai ser Capital Europeia da Cultura em 2017 e o seu lema é “Unir continentes – Construindo pontes entre as culturas”. Paphos possui um rico património histórico, com muitas atracões, incluindo ruínas de templos, castelos, fortalezas e anfiteatros. Os famosos mosaicos romanos de Afrodite e os sítios arqueológicos de Kato Paphos são Património Mundial da UNESCO. Para este ano, foram efetuados diversos projetos de infraestrutura, como a construção de um novo teatro.

Fátima 1Fátima (Portugal)

A 13 de maio de 2017 será celebrado, com a visita do Papa Francisco, o centenário das aparições da Virgem aos três pastorinhos. O culto de Fátima iniciou-se quando três crianças – Lúcia, Jacinta e Francisco – que guardavam ovelhas, disseram ter testemunhado várias aparições da Virgem Maria naquele local. Para assinalar o centenário, além das celebrações religiosas e da peregrinação de milhares de fiéis, haverá ainda lugar para uma apertada agenda cultural que inclui concertos, exposições, teatro, palestras, concursos, entre outras atividades.

Moscovo (Rússia)Moscovo 1

Em Moscovo, as celebrações do centenário da revolução, entre os meses de fevereiro e outubro, sem dúvida que chamarão a atenção. Moscovo, que em 2017 será a sede da Taça das Confederações e, em 2018, do Campeonato do Mundo, tem como objetivo ser uma metrópole ultramoderna, famosa pela sua arquitetura. A duplicação do aeroporto Domodedovo e uma nova linha de metro vai favorecer, como nunca, as ligações na cidade. O Museu e o Centro de Educação Politécnica, que se mudou para um espetacular edifício na colina de Vorobyovy Gory, são também outras das atrações.

Buenos Aires 2Buenos Aires (Argentina)

Buenos Aires, a capital argentina, ostenta em 2017 o título de Capital Ibero Americana da Cultura Gastronómica, sucedendo à cidade espanhola de Mérida. Entre as atividades pensadas para a cidade, destaca-se o Congresso sobre Gastronomia do século XXI; a visita de chefs famosos de todo o continente americano, Espanha e Portugal; uma feira gastronómica regional e muitas outras propostas que levarão os produtos gastronómicos do país a uma montra internacional.

Helsínquia (Finlândia)Helsínquia 1

A capital finlandesa comemora este ano os 100 anos da independência do país. Estão pensadas, para assinalar a data, exposições sobre o design e a cultura do país, concertos e outras atividades culturais que vão encher a cidade de atividade. A tudo isso, devem ser somados outros eventos, como a maior feira do mundo de ficção científica – o WorldCom –, o campeonato mundial de patinagem artística ou a abertura ao público do Santuário natural de Vallisaari.

Lisboa 3Lisboa (Portugal)

Em 2017 há mais uma razão para visitar Lisboa, a abertura, no bairro de Alfama, de um museu dedicado à história do Judaísmo em Portugal. Uma nova atração que se vem juntar à ampla oferta cultural da capital portuguesa, que oferece, desde as obras egípcias no Museu Calouste Gulbenkian até à arte pop da coleção do Museu Berardo.

Paris (França)Paris 2

Paris tem programado para 2017 muitas celebrações, festas, aniversários, eventos e inaugurações. Mas as razões para visitar esta cidade não se esgotam aqui, este ano, há que ir a Paris para se ser solidário, para conviver com as suas gentes, para desfrutar dos seus restaurantes e das suas salas de espetáculos, para demonstrar que o terrorismo nunca poderá acabar com o turismo ou com a vida em liberdade.



Categoria: Proposta

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image