RENAULT KADJAR

6 de Fevereiro de 2017

Kadjar_106NOVO CROSSOVER

REFERÊNCIA DO SEGMENTO

O Renault Kadjar é o novo crossover do segmento C. Com um design sedutor, um habitáculo que alia o conforto, a qualidade e a tecnologia, o Renault Kadjar é também uma referência do segmento em relação a consumos e a custos de utilização. Pudemos testá-lo pelas estradas do Alentejo, numa apresentação nacional irrepreensível.

Depois de muita expectativa, aí está o Kadjar, o crossover do segmento C da Renault que chega aos concessionários feito à medida para Portugal, com particularidades desenvolvidas e fabricadas especificamente para o nosso país. Na realidade, de forma a poder reivindicar um peso bruto superior a 2300 quilos, e assim ser taxado como Classe 1 nas portagens nacionais (com Via Verde), a Renault encarregou a Renault Tech – uma divisão da Renault Sport Cars – do desenvolvimento de ligações ao solo específicas. Deste modo, todos os Renault Kadjar comercializados em Portugal, independentemente da versão, beneficiam da estrutura autoportante reforçada das versões 4X4 e de um eixo traseiro multibraço, também oriundo da versão 4X4, com afinação específica para a versão 4X2. Um conjunto de soluções que reforçam as capacidades, as qualidades dinâmicas, o prazer de condução (menor rolamento da carroçaria e uma direção mais reativa), bem como o conforto. A harmonia das linhas resulta também das dimensões compactas: 4,45 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e apenas 1,60 metros de altura. A elevada distância ao solo de 200 mm confirma, desde logo, a capacidade do Kadjar para explorar trilhos fora do asfalto. E quando se estabelece contacto visual com o Kadjar, o convite à evasão é imediato, pois as dúvidas quanto ao seu desempenho em fora de estrada desaparecem por completo. Isto é ainda mais evidente na versão XMOD, que, equipada com o Grip Control – um sistema avançado de controlo de tração –, proporciona uma maior aderência em condições de circulação mais difíceis (neve, lama, areia). De destacar também os pneus “Mud and Snow” de 17”, que se revelam uma preciosa ajuda.

Exterior em destaqueKadjar_121

De linhas fluidas e estatutárias, que aliam a distinção a uma imagem de robustez e espírito de aventura, o Kadjar beneficia da nova assinatura luminosa com a guia de luz LED (Light Emitting Diode), em forma de “C”, nos faróis diurnos (DRL) dianteiros. As barras no tejadilho, os retrovisores e os puxadores das portas na cor da carroçaria, em todas as versões, bem como a presença de cromados no contorno dos vidros, nos faróis diurnos e nas proteções das embaladeiras, reforçam a imagem deste crossover. Uma vez no habitáculo, a sensação é de espaço, conforto e requinte. A qualidade dos materiais e dos acabamentos é elevada. As cores são harmoniosas, o design do painel de instrumentos é distinto, enquanto o ecrã TFT propõe quatro modos de visualização e cinco cores de personalização para adaptar a harmonia interior aos desejos de cada cliente. Por outro lado, destaque para a suavidade do toque dos materiais, que confirma a especial atenção dada aos acabamentos, enquanto a presença de cromados em diferentes zonas reforça a sensação de elegância e requinte.

Habitabilidade excecional

O espaço interior oferece uma excecional habitabilidade. Os bancos revelam a preocupação da Renault em proporcionar um conforto irrepreensível a bordo, já o tejadilho em vidro fixo proporciona equilíbrio e luminosidade ao habitáculo. O Renault Kadjar não sobressai só no conforto e no requinte, mas também dá cartas no sentido prático e modularidade, dois importantes trunfos, sobretudo para as famílias. O sistema “Easy Break” distingue-se por ser simples e intuitivo. Com recurso aos manípulos situados no porta-bagagens, é possível desbloquear e rebater, de forma automática, o banco traseiro na configuração 1/3-2/3. Adicionalmente, o banco do passageiro pode ser colocado na posição de mesa, graças a um manípulo situado sob o assento, de forma a permitir o transporte de objetos até 2563 mm.  As duas posições do piso do porta-bagagens permitem escolher entre uma posição alta, de piso plano completo, para facilitar o transporte de objetos volumosos, ou uma posição baixa para um volume de carga máximo de 472 dm3.

image002Propulsor ao mais alto nível

O Renault Kadjar está disponível com o comprovado motor 1.5 dCi 110, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Com o sistema Stop & Start, o motor “best-seller” da Aliança Renault-Nissan posiciona este crossover ao melhor nível do segmento em termos de emissões e consumos, com destaque para o valor de 3,9 l/100 km de consumo no ciclo NEDC. O motor Energy dCi 110 integra pistões em aço que reduzem os atritos, com um ganho estimado de 3% nas emissões de CO2, no ciclo de homologação NEDC. Adicionalmente, o Kadjar propõe as funcionalidades de ecocondução “Renault Driving eco2”, que ajudam o condutor a adotar um comportamento mais ecológico e económico.



Categoria: On The Road

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image