ESTORIL TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY

21 de Julho de 2019
​​O TURISMO DE PORTUGAL, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESTHE) juntam-se no lançamento da T.I.A. – Tourism International Academy, um ambicioso projeto de formação internacional que inclui a primeira Escola Internacional de Turismo no âmbito da Academia da OMT. A cerimónia oficial teve lugar no Estoril, dia 16 de julho, e marcou o arranque do projeto, sendo este o primeiro de várias iniciativas que marcam a requalificação do campus da Escola do Turismo de Portugal do Estoril, transformando-o na T.I.A. Além dos já existentes Centro de Formação da OMT e das duas escolas (Escola do Turismo de Portugal e ESTHE), a T.I.A. integra um polo do Centro de Inovação do Turismo, espaços para incubação de empresas do setor, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), um hotel de aplicação com 5.000 m2 e 150 quartos,  através da reabilitação de um edifício com 2.500 m2, atualmente devoluto, e uma residência, com 80 quartos, para receber 150 estudantes. Os dois edifícios serão alvo de concurso público de concessão para os privados.
Portugal assinou a 24 de maio de 2018, um memorando de entendimento com a OMT, que firmava o compromisso de ambos no sentido de trabalharem em prol do desenvolvimento da educação, uma das prioridades do atual Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili. Ao abrigo deste memorando, a OMT e as Escolas do Turismo de Portugal iniciaram um trabalho conjunto que se consubstancia, agora, na TIA. Fomos o primeiro país a assinar um acordo deste tipo, um reconhecimento, por parte da OMT, do trabalho ímpar que o Turismo de Portugal tem vindo a realizar ao nível da formação e da inovação.
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo salientou que «Este projecto é fundamental para qualificar recursos humanos no Turismo e afirmar Portugal como país de referência, também na formação turística». Salientando  que «Teremos como parceiros chave a OMT e o Instituto de Formação Turística de Macau, criando pontes para a capacitação de pessoas de todo o mundo. Por outro lado, o projecto é aberto às empresas de Turismo que queiram participar para aproximar a resposta da formação às necessidades da procura». Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, também partilha da mesma opinião: «Considerando a localização estratégica do campus, a aposta na formação como grande desafio do sector, a promoção de Portugal como destino para estudantes e o posicionamento do nosso país como hub internacional para o desenvolvimento de novos projectos em Turismo, entendemos que este é o momento certo para que o projeto Tourism International Academy seja dinamizado».
Neste projecto estão envolvidas várias entidades públicas e privadas, entre as quais: Universidade NOVA de Lisboa, CITUR, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Turismo de Portugal, grupo Pestana, PortoBay, Vila Galé, Hoti, Martinhal, Vip, entre outros.


Categoria: News

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image