DIA NACIONAL DA ÁGUA: 1.OUTUBRO

1 de Outubro de 2019

A ÁGUAS DO ALGARVE, celebrou esta data tão importante, o Dia Nacional da Água – Trata-se de mais um dia, para que todos possamos refletir e dar o nosso contributo em prol do uso eficiente da Água, um bem cada vez mais escasso, para o consumo humano. Mas, quando o assunto é água e sustentabilidade de recursos, é fundamental ter presente dois princípios principais: 1º. a água doce é um recurso finito, vulnerável, e cada vez mais escasso; 2º. a água pode e deve ser reutilizada, após corretamente tratada nas ETAR, evitando-se maiores prejuízos ao ambiente, e posterior escassez ou inacessibilidade para muitos. Veja-se contudo que não é por falta de água no Planeta, uma vez que este é riquíssimo, também, nesta substância. Afinal a água está presente em cerca de 71% da superfície da Terra, enquanto os restantes 29% são compostos por continentes e ilhas. Contudo, 96,5 de toda a água da Terra está nos oceanos i.e água salgada, enquanto que apenas 3,5% são lagos de água doce e água congelada nas calotes polares. No entanto quase toda a água doce está sob a forma de gelo: 69%. Além desta existe também uma quantidade muito elevada de água doce em forma líquida, sob a superfície da Terra.  A água potável, é um recurso finito, que se dissemina em partes desiguais pela superfície terrestre.

Embora seja uma substância abundante no planeta, especialistas mundiais alertam para a possibilidade de colapso total das reservas de água doce, em vários países. Entre os países sob risco extremo com falta de água estão: Bahrein, Qatar, Kuwait, Líbia, Djibouti, Emirados Árabes, Iêmen, Arábia Saudita, Omã e Egito. Os números são claros. A quantidade de água no planeta é elevada contudo é fundamental trata-la de forma adequada e consumi-la com um pingo de consciência. Todas as águas, doces e salgadas, formam um elo preciso e perfeito, permitindo que a vida na Terra continue a existir. É responsabilidade de todos nós, TODOS, cuidar e proteger este recurso com a importância que ele merece.

Sabia que a quantidade de água doce produzida através do seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050!! No entanto, em cerca de 100 anos o consumo de água cresceu 6 vezes, taxa duas vezes maior que o crescimento demográfico. O uso intensivo na agricultura foi a principal causa do aumento. É só fazer as contas. O ideal? Reduzir o consumo de água.



Categoria: News

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image