VOLVO XC90

11 de Dezembro de 2015

163247_The_new_Volvo_XC90LUXO HARMONIOSO

SEGURANÇA AVANÇADA

Um luxo harmonioso despojado, um design puro, segurança avançada e conforto para todos os sete passageiros. É assim o Volvo XC90.

A segunda geração do SUV premium da Volvo resulta da revolução operada no construtor sueco desde a sua compra, em 2010, pelo fabricante chinês Zhejiang Geely Holding. O XC90 é o primeiro automóvel a ser desenhado de raiz na nova era da Volvo, contudo, existem dois pilares que se mantêm na filosofia do construtor sueco: a ênfase na segurança e na tecnologia ao serviço das pessoas. O XC90, um SUV com sete lugares, é uma das maiores apostas da Volvo nos últimos anos, sendo de destacar a nova abordagem estética e a tecnologia de segurança. A combinação de elementos de design escandinavos, no interior e no exterior, faz com que o XC90 se destaque na multidão. Inspirado no concept XC Coupé, o XC90 apresenta um design que o fabricante define como rugged luxury – robustez luxuosa. Esta descrição adapta-se perfeitamente ao automóvel, já que este exibe um visual exterior de solidez, luxo e até uma certa agressividade. Assim, no exterior importa destacar as novas luzes diurnas em LED em forma de “T”, que receberam a designação “martelo de Thor”, assim como a grelha cromada, onde surge, em destaque, o emblema da marca sueca, que foi redesenhado, bem como outras inserções em alumínio. Ao se observar este novo modelo de perfil, sobressaem a moldura cromada das janelas, assim como a terceira janela de grandes dimensões, e as jantes de 22 polegadas. Os faróis da traseira do XC90 foram também atualizados, conferindo-lhe um aspeto mais afilado. O modelo apresenta ainda um spoiler no tejadilho e, dependendo das versões, ponteiras de escape de duas saídas que poderão ser arredondadas ou retangulares. Há ainda uma opção de proteções da carroçaria em plástico nos arcos das rodas, para-choques e saias laterais, que pode ser instalada em vez das aplicações em alumínio.

Abordagem minimalista163261_The_new_Volvo_XC90

No interior, destaque para a abordagem minimalista mas luxuosa do habitáculo, com a maioria dos botões a serem substituídos por um ecrã táctil, revestimentos em pele pespontada, quatro saídas de ventilação, sistema de som de 1400 Watts e 19 altifalantes, da Bowers & Wilkins. De referir que aqui predominam elementos decorativos em alumínio e madeira. Destaque para o botão do start/stop e para os comandos do painel de instrumentos em estilo diamante, sistema de reconhecimento vocal e integração com o sistema CarPlay da Apple. A terceira fila de bancos permite transportar pessoas até 1,70 metros de altura.             O SUV estreia a plataforma Scalable Product Architecture (SPA), além de vários sistemas de segurança (inclui, entre outros, travagem automática, deteção de obstáculos, aviso de saída de faixa e de estrada, alertas ao condutor, sistema de reconhecimento de sinais e aviso de ângulo morto).

Potência e economia

Os motores utilizados nesta segunda geração do XC90 são os quatro cilindros da nova família Drive-E e estes revelam-se mais potentes e económicos. O biturbodiesel D5 com 225 cv e 470 Nm de binário, que anuncia consumos de 6 litros/100 km. O D4 com 190 cv e 400 Nm anuncia 5 l/100 km. Entre as opções a gasolina está o T6 com turbo e compressor com 320 cv e 400 Nm e a variante T5 com 254 cv e 350 Nm. O XC90 passará ainda a contar com uma versão híbrida plug-in que combina um motor a gasolina 2.0 com turbo e compressor responsável por movimentar o eixo dianteiro e um motor elétrico com mais 80 cv para o eixo traseiro. Tem a potência combinada de 400 cv e 640 Nm e autonomia de 40 km em modo elétrico. Em Portugal, a versão de entrada do XC90 é a D4 de 190 cv, com caixa automática de oito velocidades.

Destaque merecido167936_Volvo_XC90_R_Design_model_year_2016

O novo Volvo XC90 foi nomeado “Carro do Ano 2015” e na categoria de “Grandes SUV do Ano”, nos prémios “Novos Automóveis” da Auto Express. Desde o seu lançamento em agosto de 2014, o Volvo XC90 já recebeu 18 prémios de alto nível, na Europa e nos Estados Unidos, reconhecendo-se a sua abordagem diferenciadora em termos de design, interior e exterior, e a sua grande inovação nos sistemas de controlo e de conectividade com a Tecnologia Sensus.



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image