MAZDA

29 de Julho de 2015

all_new_mazda_cx-3_action_3-v2ROMPER CONVENÇÕES

A Mazda continua a somar sucessos. Sem baixar os braços e assente na premissa de romper com as convenções e seguir soluções diferentes, demonstra uma agres­siva ofensiva de modelos, reforçando a sua posição no mercado. Venha desco­brir connosco como se compõe a gama SKYACTIV/KODO da marca japonesa.

Em vez de seguir as tendências dos modelos da concorrência, a Mazda estudou as preferências de compra dos seus clientes – presentes e futuros – e projetou um conjunto de veículos em torno das suas necessidades e expectativas. A combinação vencedora da nova gama, que catapultou a Mazda em termos de vendas e de lucros, associa baixo peso a eficientes Tecnologias SKYACTIV e ao deslumbrante design KODO – A Alma do Movimento.

Mazda2: conforto, ergonomia e tecnologiamazda2_2014_action_5__jpg300

O Mazda2 é um automóvel citadino que, de um modo simplista, representa mais em tudo, exceto no peso. Na verdade, parece um automóvel maior, de um segmento superior, em termos de conforto, ergonomia e tecnologia, adotando um head-up display (estreia na classe), o sistema MZD Connect de conectividade via smartphone e sistemas de segurança ativa, tais como o Blind Spot Monitoring (BSM) com Rear Cross Traffic Alert (RCTA). Sob o capot descobre-se um novo motor diesel limpo de baixa cilindrada – o SKYACTIV-D 1.5 – que proporciona níveis de economia semelhantes a um modelo híbrido. Ele complementa uma gama de propostas SKYACTIV-G a gasolina, de dimensão ideal, junto com inovadoras propostas SKYACTIV em termos de transmissões, chassis e carroçarias de baixo peso. O Mazda2 também apresenta um design KODO que combina brilhantemente forma e função, num pacote mais leve mas mais aguerrido, com reforços de segurança, sempre com a maneabilidade soberba de um modelo subcompacto.

mazda3_hatchback_2013_action_6__jpg300Mazda3: combinação inigualável

Finalista das iniciativas “Carro do Ano Mundial” e “World Car Design” de 2014, vencedor de “Carro do Ano” em vários países e presente nas listas de “Melhor Carro” de todo o mundo, o Mazda3 viu-se durante muito tempo nos lugares do pódio desde o seu lançamento. O Mazda3 proporciona uma combinação inigualável de performance, eficiência de combustível e funcionalidade na sua classe, resumidas num pacote simultaneamente seguro e prático, como também deslumbrante. O seu elegante visual KODO, magnificamente adaptado à agilidade de um modelo compacto, prende os sentidos, despertando a antecipação de o conduzir. A sua inovadora tecnologia SKYACTIV excede as expectativas a cada passo. Foi este o modelo que estreou o novo conceito de interiores da Mazda, num conforto ergonómico que deve ser experimentado. O Mazda3 foi também o primeiro modelo a ser equipado com o MZD Connect, ligando as pessoas online, em segurança e convenientemente quando em movimento, e com o novo head-up display.

Mazda6: tecnologia e conectividade2015_mazda6_2014_laas_eu_sdn_exterior_11__jpg72

O Mazda6 evoluiu, adicionando alguns tentadores conteúdos à sua eficiente tecnologia SKYACTIV, de baixo peso, e ao premiado design KODO. O revolucionário cockpit heads-up adiciona todo um novo significado à utilização da mais recente interface homem-máquina da Mazda presente no habitáculo. Ajuda o condutor a tirar o máximo partido da nova tecnologia de conectividade e infotainment, graças ao head-up display, ao ecrã táctil de sete polegadas, ergonomicamente posicionado no topo do painel central, e ao comando rotativo na consola central redesenhada. Em termos de estilo, o interior conta com uma nova mistura de materiais de elevada qualidade, apresentando-os de um modo elegante e subtil. No exterior, o Mazda6 conta com novas óticas full-LED integradas na nova assinatura luminosa da frente e da traseira, bem como uma frente mais robusta, com a asa de assinatura mais proeminente e também jantes redesenhadas. Em termos mecânicos e em estreia, é proposto um Mazda6 diesel com a mais recente geração do sistema all-wheel drive (AWD) da Mazda, integrando um sistema de aviso de perda de tração das rodas da frente. Também a suspensão foi redesenhada para suavizar o conforto, aumentar a estabilidade e melhorar a resposta da direção. Tal como o CX-5, também o Mazda6 2015 integra novos sistemas de segurança ativa, fruto dos conteúdos mais abrangentes e da evolução implementada no leque de propostas do pacote de proteção i-ACTIVSENSE, dando ao condutor maior flexibilidade em termos do nível de apoio que pretende sentir e ter da viatura. Nos motores, o modelo mantém a mesma combinação que rompe com as convenções, aliando performance e economia. Em Portugal estreia-se a variante de 175 cv do bloco SKYACTIV-D 2.2, complementando a continuidade da versão de 150 cv. Em resumo, é um topo de gama cujo visual eleva as expectativas em termos da performance que a sua engenharia esconde e pode alcançar. Alargando o fosso face aos seus principais competidores de médio porte, o Mazda6 está no limiar do segmento premium.

all_new_mazda_cx-3_action_7-v2Mazda CX-3: modelo de nova geração

Com o novo Mazda CX-3, a Mazda pretende abanar os alicerces de um dos segmentos de mercado de mais rápido crescimento da atualidade, socorrendo-se, para isso, do design KODO e da tecnologia SKYACTIV, um pacote tecnológico que garante uma dinâmica de exceção, associada à patenteada diversão ao volante e custos de utilização quase ao nível de modelos híbridos, para além das conectividades via Internet e das mais recentes soluções de segurança ativa e passiva. Dadas as características do novo CX-3, o utilizador pode tirar partido de uma condução de duas ou quatro rodas motrizes. Em termos exteriores, o Mazda CX-3 partilha muitas características de design KODO com outros modelos de nova geração, num design intransigente que expressa claramente a qualidade e uma sensação de velocidade, substância e objetivos a que se propõe. A frente identificativa da marca ostenta a grelha com as asas de assinatura que se prolongam para as óticas, estas dotadas de uma futurista tecnologia de iluminação. Já a traseira, repleta de estilo, integra soluções como a câmara de visão traseira ou a dupla saída de escape, que dá ao modelo aquela natureza desportiva e de poder chegar a todo o lado. Destacam-se ainda as jantes de alumínio de diferentes polegadas e acabamentos, que contrastam com as nove cores de carroçaria previstas para o modelo. No interior descobre-se um habitáculo que combina o melhor que há nos SUV e automóveis tradicionais, tendo como resultado uma liberdade do tipo crossover e a habitual diversão ao volante, possível pela excelente visibilidade e conforto excecionalmente ergonómico, inerentes a uma classe superior, junto com uma bagageira flexível e prática, com uma capacidade máxima de 1260 litros. Destacam-se ainda os acabamentos e os materiais empregues nos diferentes níveis de equipamentos, bem como o espaço para os ocupantes, com medidas de topo no segmento. Ao nível da conectividade, funcionalidade e equipamentos, a segurança e características de utilização são as principais prioridades da interface homem-máquina da nova geração Mazda. O objetivo é dar ao condutor os benefícios da ampla gama de tecnologias presentes no CX-3, associadas ao máximo conforto, com o menor movimento ocular ou esforço físico. No capítulo mecânico, entra de novo em cena o leque de escolhas permitido pela tec­nologia SKYACTIV, no nosso mercado apenas na variante diesel de 105 cv, cumprindo com a norma Euro 6, que permite ao CX-3 mover-se de modo natural, em estreita ligação com o condutor, com níveis de aceleração lineares e elevado binário.

Mazda CX-5: evolução notada2015_mazda_cx5_action_10

Aquele que rapidamente se tornou no modelo mais vendido da Mazda na Europa, apresenta agora uma nova evolução em termos da própria marca. A Mazda renovou o seu design KODO – A Alma do Movimento com uma grelha mais imponente, novas e mais assertivas assinaturas de luz LED à frente e atrás e jantes redesenhadas. O Mazda CX-5 alcançou, igualmente, renovados níveis de suavidade em estrada, fruto das melhorias implementadas na suspensão e amortecedores, reforços de isolamento acústico e vidros mais grossos. A Mazda embarcou em extensas evoluções ao nível do habitáculo, com um novo nível de qualidade no design e materiais, lado a lado com bancos renovados e uma maior e mais eficiente consola central integrando, entre outras, um travão de estacionamento elétrico, resultando numa economia de espaço. O Mazda CX-5 está disponível com as mais recentes tecnologias Mazda, como o intuitivo sistema de conectividade in-car MZD Connect, um ecrã táctil de sete polegadas e um comando rotativo redesenhado para total controlo dos diferentes sistemas. Nos conteúdos de segurança ativa passam a incluir-se o Advanced LED Headlights (ALH) e Driver Attention Alert (DAA), estreando-se no CX-5 os sistemas Smart Brake Support (SBS) e Mazda Radar Cruise Control (MRCC). Potência é algo que não falta nos motores SKYACTIV-D 2.2 (150 e 175 cv), numa formidável conjugação de mecânicas diesel limpas disponíveis em Portugal. A transferência de potência faz-se no eixo da frente ou em ambos, através das transmissões SKYACTIV-MT ou SKYACTIV-Drive, respetivamente manuais ou automáticas.

2015_mazda_cx5_action_8Mazda MX-5: distribuição perfeita

Trata-se da expressão mais pura do conceito Jinba Ittai, de ligação entre o cavaleiro e o seu cavalo, elevando os níveis de prazer de condução que se espera de um desportivo do presente. Mais leve 100 kg do que a geração que substitui e equipado com as mais evoluídas tecnologias, como o MZD Connect, i-ACTIVSENSE e a mais avançada interface homem/máquina, o modelo leva ao extremo a interpretação desportiva do design KODO, chegando aos mercados no outono. O MX-5 maximiza a experiência roadster, ape­lando aos sentidos e sensações através das quais se apreciam automóveis com um design ágil que faz bater os corações, com superfícies arrojadas que expressam o contraste entre imobilização e movimento, numa experiência que cativa qualquer condutor. Isto ao mesmo tempo que satisfaz as exigências de conveniência e tecnológicas do presente. Visto do exterior, o novo Mazda MX-5 enverga uma interpretação ultradesportiva da premiada temática KODO. Mais dinâmico do que nunca, o habitáculo foi recuado e os condutores sentam-se numa posição mais baixa, envolvendo-se o condutor e o passageiro por um conjunto de painéis que dissolvem os limites exteriores e interiores da viatura. Um modelo que parece vivo pela variação de luz que resulta das diferentes incidências da mesma na carroçaria. O interior, desenhado em redor do condutor, garante um prazer de condução a céu aberto, com a capota de lona recolhida no dedicado compartimento traseiro. Um habitáculo envolvente e seguro que integra, entre outros, elementos difusores de vento, colunas nos encostos de cabeça, para além das funcionalidades inerentes aos sistemas MZD Connect (de conectividade com recurso a smartphone, facilitando as comunicações e a demais utilização dos conteúdos da Internet), a melhor interpretação da interface homem-máquina até à data, apresentando os diferentes componentes – pedais, controlos, mostradores e demais equipamento – colocados em posição ideal face ao condutor, permitindo-lhe tirar todo o partido de uma condução envolvente e espirituosa. Disponível a partir de setem­bro, o novo Mazda MX-5 mantém a configuração central de mon­tagem do motor e a tração às rodas trasei­ras, com uma distribuição perfeita 50:50 do peso entre os dois extremos da viatura. Em termos de propulsores, contará com dois blocos a gasolina SKYACTIV-G, ambos de baixo peso e especialmente adaptados a este roadster, para uma resposta mais direta e uma agilidade inigualável. O bloco SKYACTIV-G 1.5 debita 96 kW/131 cv às 7000 rpm e o SKYACTIV-G 2.0 disponibiliza 118 kW/160 cv às 6000 rpm, ambos associados à transmissão manual SKYACTIV-MT, com seis velocidades e relações específicas mas que garantem toda a diversão a bordo, fruto de engrenagens curtas e diretas, que têm sido uma constante nas anteriores gerações do Mazda MX-5. Está também prevista uma transmissão automática SKYACTIV-Drive de seis velocidades para o modelo. Em termos de chassis e carroçaria, a sua conjugação eleva a um novo patamar os níveis de precisão, maneabilidade e resposta para a derradeira experiência Jinba Ittai, fruto da perfeita distribuição de peso, com o mais baixo centro de gravidade à data. O sistema de travagem otimizado garante um total controlo e eficácia ao condutor, mesmo em travagens mais no limite. Simultaneamente leve e rígida, a suspensão tem uma conceção de duplo triângulo à frente e uma solução multi-link atrás. No domínio da segurança ativa, o pacote i-ACTIVSENSE volta a marcar forte presença, sublinhado pela filosofia Mazda Proactive Safety, que visa minimizar a possibilidade de acidentes, identificar antecipadamente os riscos, maximizando a variedade de condições em que o condutor pode conduzir o Mazda MX-5 em total segurança. Um modelo que também adota uma múltipla abordagem em termos de segurança passiva, sendo mais seguro do que nunca, graças à tecnologia SKYACTIV, reforçando a robustez desta proposta descapotável, aumentando os níveis de absorção de energia do impacto e integrando airbags laterais SRS com função de proteção da cabeça, entre outras soluções.



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image